Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Acionistas questionam migração da Panvel para o Novo Mercado

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Os acionistas minoritários do Grupo Dimed, proprietário da rede de farmácias Panvel, criticaram a proposta de migração para o Novo Mercado da B3. Isso motivou que a Esh Capital, gestora ativista, enviasse uma carta aberta ao grupo dizendo que a proposta afrontava direitos assegurados aos preferencialsitas além de ir contra as melhores práticas de governança corporativa. A informação é do Valor.

Veja também: Varejo farma continua como motor da área financeira em 2021, aponta XP

Com mais de 650 mil ações, a gestora tem participação minoritária na Panvel. Com a mudança para o Mercado B3, onde existe apenas uma classe de ações, o Grupo Dimed propôs a conversão de 1 ação preferencial por 0,8 ação ordinária, causando uma participação 20% menor dos acionistas. A Esh questiona o grupo sobre a apresentação de estudos para apoiar a decisão.

Siga nosso Instagram

A gestora fez um levantamento comparativo do preço de ações preferenciais e ordinárias de janeiro a novembro desse ano, constando uma diferença de preço de no máximo 18%, e menor ainda, 15%, se considerado apenas o recorte mais atual da pesquisa. O objetivo da Esh com esses questionamentos é suspender as assembleias gerais extraordinária e especial que já foram convocadas para debater o assunto. A empresa também defende que controladores e Kinea, outra gestora que também é acionista, não votem, pois são os que mais possuem ações ordinárias e, por conseguinte, seriam favorecidos com essa decisão.

Em nota enviada ao Valor, o Grupo Dimed ressaltou que a Kinea também é a principal acionista preferencialista e que todos os tramites dessa conversão estão seguindo a legislação e os direitos dos acionistas.

Os proprietários da Panvel também defendem que a proposta criticada pela Esh depende de votação, exatamente daqueles que possuem ações preferenciais, ou seja, é uma decisão que pode ser negada.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress