O maior canal de informação do setor

Estado aplicou 82% das doses recebidas

119

Pernambuco é o quarto estado que mais utilizou as vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo governo federal. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), foram usados 82% dos imunizantes, percentual igual ao do Paraná. A análise leva em consideração as doses distribuídas e aplicadas até o último domingo (8/8). As primeiras três colocações do ranking são ocupadas por São Paulo (95%), Mato Grosso do Sul (94%) e Rio Grande do Sul (86%).

‘Nesta campanha contra a Covid-19, vivenciamos diversos desafios, mas estamos esperançosos para continuar avançando, principalmente com a expectativa de recebermos um bom fluxo de vacinas e com a compensação prevista pelo órgão federal para as próximas entregas no estado’, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O gestor lembra que o Ministério da Saúde, juntamente com os Conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), decidiu fazer uma compensação gradual dos quantitativos de vacinas para estados que receberam menos doses proporcionalmente à sua população total a ser vacinada. Na última coletiva de imprensa, ressaltou que ‘a partir das próximas entregas, deverão ser equiparadas as coberturas vacinais entre os estados de acordo com a população, sendo, então, compensados aqueles que vinham recebendo menos doses proporcionalmente, como era o caso de Pernambuco.’

O secretário acrescentou que, com mais doses à disposição, os municípios precisam continuar otimizando o uso do imunizante e, principalmente, dando celeridade ao processo vacinal. ‘Montamos uma operação logística eficiente, com a entrega das vacinas em até 12 horas após a chegada no estado e continuamos acreditando na capacidade dos gestores municipais de fazerem uma campanha de sucesso. Mas também precisamos da adesão do público, que deve buscar sua dose assim que abrir para sua faixa etária. Todas as vacinas da campanha são seguras, aprovadas pela Anvisa e utilizadas em diversos países’, destacou.

MORTALIDADE

Pernambuco continua mantendo a segunda menor taxa de mortalidade em decorrência do novo coronavírus no Brasil em 2021, atrás do Maranhão. O ranking é publicado semanalmente pela Opas. ‘Estamos conseguindo evitar mortes com o avançar da vacinação e as medidas sanitárias que tomamos ao longo desse ano. A pandemia ainda não acabou, por isso precisamos nos manter atentos e conscientes dos nossos atos’, pontuou André Longo.

Números

100 casos da Covid-19 foram detectados ontem

595.942 diagnósticos no total

12 novos óbitos ocorridos entre os dias 30/03/2021 e 07/08/2021, foram confirmados ontem

– 6 masculinos

– 6 femininos

19.028 mortes até agora

Ranking

5 estados com maior percentual de aplicação

São Paulo – 95%

Mato Grosso do Sul – 94%

Rio Grande do Sul – 86%

Pernambuco – 82%

Paraná – 82%

5 estados com menor percentual de aplicação

Acre – 63%

Roraima – 64%

Amapá – 68%

Amazonas – 71%

Maranhão – 71%

Fonte: Diário de Pernambuco

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/quatro-estados-assinam-termo-da-anvisa-para-importar-sputnik-v/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação