Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Estudo propõe fim do teto de gastos com medicamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Um estudo do Inesc – Instituto de Estudos Socioeconômicos propõe o fim do teto de gastos nas despesas públicas com saúde por conta do aumento na despesa com medicamentos. As informações são do portal UOL.

Segundo o levantamento, o custo do governo federal com medicamentos subiu 10% em 2019 por conta de investimentos em vacinas contra o sarampo e a meningite. O valor total chegou a R$ 19,8 bilhões. Agora, em ano de Covid-19, a tendência é que os gastos sejam ainda maiores, o que estimulou a formulação da proposta.

O estudo destacou que a maior fonte de despesas foi o financiamento de medicamentos, vacinas e insumos que integram programas estratégicos do SUS. No entanto, o programa Farmácia Popular, que poderia auxiliar a população no acesso aos tratamentos de saúde, teve o orçamento total reduzido em 11%.

Para completar, o custo médio per capita é de apenas R$ 3,83 por habitante, dez vezes menor na comparação com Canadá e Reino Unido.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress