O maior canal de informação do setor

Exame de tireoide: tudo o que você precisa saber sobre o TSH

524

O exame TSH é responsável por avaliar possíveis problemas na tireoide dos pacientes. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo. Seu nível desregular pode afetar no peso, memória, crescimento e desenvolvimento, humor, concentração etc.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O QUE É E PARA QUE SERVE O EXAME TSH?

O exame TSH tem como objetivo analisar os problemas que podem ser encontrados na tireoide e avaliar a sua função. As alterações na função da tireóide podem ser classificadas em hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Além disso, o exame mostra quais são as possíveis causas, se os tratamentos que estão sendo realizados estão surtindo efeito e alterações na tireoide de recém-nascidos.

QUANDO O TSH É CONSIDERADO ALTO?

TSH alto significa que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes e pode indicar o hipotiroidismo. O valor de referência pode variar de acordo com a metodologia utilizada. Confira no laudo do seu laboratório o valor considerado para o seu exame. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico.

TSH ALTO: SINTOMAS PARA FICAR ATENTO

O hipotiroidismo pode seguir de alguns sintomas que são:

  • Cansaço;

  • Depressão;

  • Queda de cabelo;

  • Ganho de peso;

  • Dores musculares frequentes;

  • Lapsos de memória;

  • Intestino preso;

  • Colesterol alto.

PRINCIPAIS DÚVIDAS RELACIONADAS AO EXAME TSH 

QUAL EXAME DE SANGUE DETECTA CÂNCER DE TIREOIDE?

O exame de sangue, chamado de tireoglobulina, geralmente não detecta o câncer de tireoide, mas é útil para verificar qualquer irregularidade e para acompanhar o tratamento.

COMO SABER SE ESTOU COM PROBLEMA DE TIREÓIDE?

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada, que podem ser agendados online.

QUANTO CUSTA O EXAME TSH?

O valor do exame depende da unidade em que será realizado. Você pode clicar aqui para consultar os valores.

QUANDO DEVO FAZER O EXAME TSH?

O exame deve ser feito após uma recomendação médica. Além disso, é importante estar atento aos sintomas e se há a presença de nódulos ou inchaço na região do pescoço, que podem indicar alterações na tireoide.

Fonte: Delboni Auriemo

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/08/28/coty-planeja-se-desfazer-de-fabricas-e-operacoes-para-reverter-endividamento/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação