fbpx
O maior canal de informação do setor

Exame PCR pode não identificar novas variantes da Covid-19

324

Os testes de RT-PRC, considerados padrão ouro para diagnosticar o coronavírus, podem não reconhecer as variantes da Covid-19 – do Reino Unido, Manaus e EUA – caso o laboratório não pesquise no mínimo dois ou três genes diferentes do vírus, conforme orientação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). O alerta é da infectologista Melissa Valentini, assessora médica do Grupo Hermes Pardini.

Veja também: Bilionário Carlos Wizard, que lidera grupo para comprar vacina, diz que não vê lógica em doar para o…

Ela explica que as variantes são vírus que sofrem mutações em partes do genoma, e no PCR a recomendação é realizar sempre a busca por pelo menos dois ou três alvos para evitar um falso negativo. ‘A variante do Reino Unido chama a atenção porque o teste pesquisa o gene S, que tem uma maior mutação. Mas, se no exame PCR for pesquisado duas ou três partes do genoma do vírus, a gente tem outras duas chances de identificar a presença do coronavírus na amostra e reduzir o risco de um resultado falso negativo’, diz.

Siga nosso Instagram

[INTERTITULO]Desconfie.[/INTERTITULO] Segundo a infectologista, um resultado de exame PCR falso negativo pode contribuir para o aumento de casos, pois uma pessoa infectada pode sair do isolamento social, deixar de usar a máscara corretamente e, ao ter contato com outros indivíduos, acabar contaminando um grupo maior de pessoas. ‘As variantes têm uma carga viral maior e são mais transmissíveis. Por isso, é importante as pessoas perguntarem nos laboratórios se é pesquisado mais de um gene do vírus e sempre desconfiarem de testes PRC muito baratos’, afirma. (HM)

Fonte: O Tempo – Super Notícia

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação