O maior canal de informação do setor

Falta de ar e tontura podem indicar “doença do coração grande”

15.053

Falta de ar e tontura podem indicar “doença do coração grande”(Foto: PHUGUNFIRE/SHUTTERSTOCK)

A doença do coração grande, chamada pelos médicos de cardiomegalia, afeta principalmente idosos, mas pode acometer em pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças com problemas cardíacos.

A cardiomegalia é caracterizada pelo aumento de tamanho do coração que, assim, tem dificuldade em bombear sangue com a força necessária para todo o corpo.

Apesar de grave (a condição pode até levar à morte), a doença pode ser tratada e curada se diagnosticada precocemente.

Como identificar doença do coração grande

Além de tontura e falta de ar, os outros principais sintomas da cardiomegalia são: fraqueza, cansaço excessivo, desmaios, palpitações cardíacas, aumento da pressão arterial, inchaço nas pernas e tosse seca, especialmente no período noturno.

Entre as principais causas da doença do coração grande estão má circulação, doenças nas válvulas cardíacas e doença de Chagas.

O diagnóstico da cardiomegalia é obtido através de exames, como eletrocardiograma e raio-x, que identificam o grau de insuficiência cardíaca.

O tratamento para doença do coração envolve uso de medicamentos diuréticos e reguladores de hormônios para controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, melhorando assim o funcionamento do coração.
Em casos mais graves, transplante cardíaco ou uma cirurgia para refazer a estrutura do órgão podem ser necessários.

Fonte: Portal de Notícias de Três Lagoas

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação