Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Faltam remédios de uso contínuo e de alto custo nas farmácias públicas de São José do Rio Pardo (SP)

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Medicamentos de alto custo estão em falta em farmácia pública de São José do Rio Pardo, SP

Medicamentos de uso contínuo e de alto custo estão em falta nas farmácias públicas de São José do Rio Pardo (SP). Quem não tem condições de comprar, fica sem os remédios ou tem que depender da solidariedade.

O estudante Gabriel Martins de Souza, de 12 anos, tem diabetes e todas as manhas mede a glicemia, calcula os carboidratos que vai comer e depois regula a dose certa de insulina. O ritual se repete outras cinco vezes durante o dia.

O problema é que tem sido difícil conseguir os medicamentos, que deveriam ser fornecidos de graça.

“A gente à farmácia, preenche um formulário, a funcionária da prefeitura vai a São João da Boa Vista buscar a medicação. Uma semana depois a gente vai lá e pega. Mas faz quatro meses que não tem”, contou o pai do adolescente, o zelador Fabrício Santiago de Souza.

Advogada orienta como solicitar remédios de alto custo

Orientações

Mesmo não disponível no posto de saúde, o medicamento pode ser conseguido gratuitamente pelo Programa Farmácia de Alto Custo. O estado ou município também é obrigado a fornecer o remédio sob ordem da Justiça.

A advogada Wanessa Bertelli Marina explica que com a liminar do juiz o Estado tem um prazo para atender o usuário (veja no vídeo acima como proceder).

Fonte: G1

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress