fbpx
O maior canal de informação do setor

Farmacêuticas condenam isenção de patente de vacina

276

Farmacêuticas condenam isenção de patente de vacina

A indústria farmacêutica condenou, nesta quarta-feira (16), uma iniciativa de quatro membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) de introduzir uma isenção de propriedade intelectual para vacinas contra a Covid-19. As informações são da Reuters e a justificativa é de que isso poderia prejudicar a capacidade das fabricantes de responder a crises de saúde no futuro.

Estados Unidos, União Europeia, Índia e África do Sul chegaram a um consenso na terça-feira (15) sobre os principais elementos para uma isenção há muito solicitada para as vacinas anticovid, de acordo com um esboço de compromisso.

“As empresas biofarmacêuticas reafirmam sua posição de que enfraquecer as patentes agora, quando é amplamente reconhecido que não há mais restrições de fornecimento de vacinas de Covid-19, envia o sinal errado”, afirma Thomas Cueni, diretor geral da Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA).

Cueni disse no comunicado que as propostas equivalem a “posturas políticas que são, na melhor das hipóteses, uma distração, e na pior, criam incertezas que podem minar a capacidade da inovação de responder à resposta atual e futura às pandemias”.

Segundo a entidade, a indústria farmacêutica global está produzindo mais de 1 bilhão de doses de vacinas por mês, graças à colaboração dentro da estrutura legal de proteção de patentes, e o foco deve mudar da produção para a distribuição de vacinas em países mais pobres.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação