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Farmácia de Alto Custo: Atendimento unificado causa ainda mais espera

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Longas filas, falta de funcionários e medicamentos. Esse é o cenário que pode ser visto na Farmácia de Alto Custo da 102 Sul, localizada na estação do metrô. A maioria das pessoas não tem condições de arcar com os valores e se veem obrigadas a esperar longas horas para serem atendidas. Isso se a pessoa conseguir uma senha e tiver medicamentos disponíveis. Por dia, são distribuídas apenas 400 senhas.

Para ser beneficiada a pessoa precisa realizar um cadastramento, que precisa ser renovado a cada 2 meses. O paciente precisa realizar uma bateria de exames toda vez que for renovar. Antes, quem precisava renovar era atendido separadamente de quem apenas ia buscar o medicamento. No modelo atual todas são atendidas juntas. A aposentada Maria da Gloria diz que essa mudança piorou o atendimento e deixou a espera ainda maior. “A maioria das pessoas que estão aqui são idosas. Como que um idoso é tratado assim? Ontem eu vim e nem cheguei a ser atendida porque já tinham distribuído todas as senhas”, desabafa Maria da Glória. No momento da realização da reportagem tinham apenas 4 funcionários atendendo na farmácia.

R$ 18 mil por mês

A ambulante Vera Lucia comparece todo mês para buscar um medicamento para sua irmã, que tem esclerose múltipla. O betainterferona chega a custar R$ 18 mil. Ela afirma que a falta do remédio pode causar sequelas e que sua irmã já chegou a ficar até seis meses sem ser medicada por não conseguir renovar o cadastro por falta de médicos na unidade da farmácia.

Quando precisa comparecer a Farmácia de Alto Custo, Vera espera de 2 a 3 horas para buscar o medicamento e de 5 a 6 horas quando precisa renovar o cadastro da irmã. “Eu queria ver um deputado ou um vice-presidente vir aqui. Mas eles não vem porque eles possuem planos médicos maravilhosos”, critica Vera.

Nova unidade está prevista para o Gama

A aposentada Maria Miranda conseguiu pegar o seu medicamento, o Olanzapina, após 3 horas esperando. Ela também critica a mudança no modelo de atendimento. “Se eu pudesse eu não enfrentava isso. Mas minhas condições me obrigam a ter que vir aqui”.

A Secretaria de Saúde informou que trabalha para reduzir as filas e a demora para atendimento nas Farmácias de Alto Custo. Desde o início do mês, um novo modelo de recadastramento já foi implementado em que o paciente deixa a documentação que comprova a necessidade de uso do remédio com 30 dias de antecedência. Antes, o procedimento era feito com a presença obrigatória do beneficiado. A Secretaria também disse está negociando com o Ministério da Saúde para que a renovação do cadastro ocorra em um tempo maior e que uma nova unidade da farmácia será inaugurada no Gama até setembro.

Fonte: R7 Notícias

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