A Vigilância Sanitária de Campinas (SP) autuou quatro farmácias da cidade que realizavam testes do tipo PCR para detecção da Covid-19. As informações são do jornal Correio Popular. Segundo a reportagem, a inspeção ocorreu entre terça-feira e ontem (21/10) e foi motivada porque esses estabelecimentos não têm autorização para fazer testes como o de PCR, que não são rápidos e exigem a coleta de secreção e envio a laboratório para a realização de análise.
Durante as inspeções, os técnicos da Vigilância também verificaram se as salas estavam sendo utilizadas exclusivamente para a realização dos procedimentos para a identificação da Covid-19. A realização de testes PCR é privativa de postos de coletas de laboratórios clínicos e não pode ser feita em farmácias.
Estes estabelecimentos podem fazer testes rápidos imunocromatográficos para os quais a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu autorização emergencial por conta da excepcionalidade da pandemia. Porém, mesmo para realizar testes rápidos de antígeno, que utilizam secreções e não sangue, a farmácia deve possuir sala com sistema de ventilação que evite a contaminação do local e de trabalhadores.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/21/walgreens-caminha-para-se-tornar-um-hub-de-inovacao-e-saude/