fbpx
O maior canal de informação do setor

Farmácias vendem 123 mil caixas de calmantes por dia no Brasil

811

Farmácias vendem 123 mil caixas de calmantes por dia no Brasil

Nos últimos oito anos, as farmácias brasileiras venderam, em média, 5.144 caixas de medicamentos para ansiedade por hora, o que corresponde a 123,5 mil itens por dia. As informações são do portal R7, com base nos dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), da Anvisa.

O relatório mostra que entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2021 o Brasil comprou 345,5 mil caixas de cinco dos ansiolíticos (benzodiazepínicos) mais vendidos: alprazolam (Frontal), da Pfizer;  bromazepam (Lexotan),  da Blanver; clonazepam (Rivotril), diazepam (Valium), ambas da Roche; e lorazepam (Lorax), da Pfizer.

Em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, as vendas desses medicamentos somaram 47,3 milhões, uma alta de 4,26% em relação ao ano anterior. No ano passado, os dados da Anvisa mostram 38,1 milhões de caixas comercializadas. Entretanto, os relatórios de outubro, novembro e dezembro estão incompletos, o que não permite uma análise fiel de 2021 até o momento. Os números também não levam em conta os ansiolíticos distribuídos nas farmácias do SUS.

Rivotril lidera vendas

Quando se observa quais os medicamentos que puxaram a alta das vendas em 2020, aparecem o clonazepam e o alprazolam, justamente os que têm uma participação histórica maior no consumo. O clonazepam, cujo nome comercial é Rivotril, representa 47% do consumo total dos cinco benzodiazepínicos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação