Farmácias vendem 123 mil caixas de calmantes por dia no Brasil
Nos últimos oito anos, as farmácias brasileiras venderam, em média, 5.144 caixas de medicamentos para ansiedade por hora, o que corresponde a 123,5 mil itens por dia. As informações são do portal R7, com base nos dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), da Anvisa.
O relatório mostra que entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2021 o Brasil comprou 345,5 mil caixas de cinco dos ansiolíticos (benzodiazepínicos) mais vendidos: alprazolam (Frontal), da Pfizer; bromazepam (Lexotan), da Blanver; clonazepam (Rivotril), diazepam (Valium), ambas da Roche; e lorazepam (Lorax), da Pfizer.
Em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, as vendas desses medicamentos somaram 47,3 milhões, uma alta de 4,26% em relação ao ano anterior. No ano passado, os dados da Anvisa mostram 38,1 milhões de caixas comercializadas. Entretanto, os relatórios de outubro, novembro e dezembro estão incompletos, o que não permite uma análise fiel de 2021 até o momento. Os números também não levam em conta os ansiolíticos distribuídos nas farmácias do SUS.
Rivotril lidera vendas
Quando se observa quais os medicamentos que puxaram a alta das vendas em 2020, aparecem o clonazepam e o alprazolam, justamente os que têm uma participação histórica maior no consumo. O clonazepam, cujo nome comercial é Rivotril, representa 47% do consumo total dos cinco benzodiazepínicos.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!