O maior canal de informação do setor

Fesp apresenta projeto sobre teleatendimento a diabéticos para o Conselho Federal de Farmácia

202

Teleatendimento – O Projeto Teleatendimento Farmacêutico a Usuários em Insulinoterapia foi apresentado nesta sexta-feira, 24, na reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília-DF. O projeto foi desenvolvido e executado por farmacêuticos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) desde 2020.

A farmacêutica e facilitadora do projeto, Karenina Pegado, e a residente Isabella Lázaro conduziram a apresentação. Os conselheiros e o público presente puderam conhecer como tudo começou, a partir de um curso sobre cuidado farmacêutico no SUS, levado pelo CFF aos profissionais de Palmas em 2019. Conforme a explanação, o curso estimulou a ideia de implantar, em meados de 2020, o primeiro projeto com esse enfoque, o qual recebeu o nome de Cuidado Farmacêutico e contou com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Karenina Pegado disse que o Projeto Teleatendimento Farmacêutico a Usuários em Insulinoterapia é fruto dessa visão construída nos últimos anos em Palmas sobre o cuidado farmacêutico entre os trabalhadores do SUS. ‘A pandemia exigiu uma atenção ainda maior aos insulinodependentes e a atuação dos residentes foi importantíssima para orientar os pacientes quanto ao armazenamento correto das insulinas, local adequado de aplicação, interações medicamentosas e outros esclarecimentos’, ressaltou.

A presidente da Fesp e conselheira federal de Farmácia pelo Tocantins, Marttha Franco Ramos, foi a responsável pela inclusão da apresentação do projeto na reunião do plenário do CFF. Ela lembra que o Conselho vem apoiando a Saúde de Palmas em diversas ações, como na realização de cursos, workshops e outros eventos de capacitação profissional na área de Farmácia. ‘Levar esse projeto ao conhecimento dos membros da entidade serviu para demonstrar os resultados do apoio recebido e reafirmar a importância da parceria entre o Conselho e a Prefeitura de Palmas, por meio da Fesp’, afirmou.

Fonte: Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP)

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farma-ponte-lanca-app-com-servicos-de-saude-e-financeiros/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação