O maior canal de informação do setor

Fezes escuras: 5 tipos que não são normais e indicam problemas

89.317

No caso de fezes escuras, algumas causas podem estar relacionadas à aparência incomum dos dejetos.

Você já ficou constrangido durante uma consulta quando o médico perguntou sobre o aspecto de suas fezes? Pois não deveria, já que o hábito de sempre observar seu cocô é importante para descobrir possíveis problemas de saúde. No caso de fezes escuras, algumas causas podem estar relacionadas à aparência incomum dos dejetos.

Veja também: Drogão Popular busca interessados em licenciar sua marca

Fezes escuras: causas

Fezes escuras ocasionais podem indicar apenas que a pessoa ingeriu grandes quantidades de alimentos como folhas escuras, feijão preto ou vinho tinto, por exemplo. No entanto, quando o cocô permanece escuro por vários dias, pode sinalizar para alguma condição que deve ser investigada.

Siga nosso Instagram

1) E mole

Quadros de diarreia com fezes escuras podem sinalizar lesões inflamatórias no intestino, como colite ulcerativa ou a doença de Crohn, segundo informações do Instituto Oncoguia.

2) E fétida

Fezes escuras com odor ruim forte normalmente contam com a presença de sangue e, portanto, podem indicar doenças graves, como câncer colorretal, por exemplo.

3) Com sangue

Fezes escuras com presença de sangue, especialmente se forem acompanhadas por cólicas, podem indicar um câncer colorretal. A doença abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

4) Esverdeadas

coloração verde escura das fezes é mais comum em bebês e pode ser indício de intolerância alimentar e infecções. A recomendação é observar a criança por um dia e procurar um especialista se não houver mudança no quadro clínico, explica o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros.

5) Na gravidez

Na grande maioria dos casos, fezes escuras durante a gestação não indicam problemas de saúde e podem estar relacionadas ao uso de medicamentos e suplementos com ferro em sua composição. A ingestão de produtos do gênero é uma indicação comum e que pode deixar as fezes mais escuras.

Tratamentos

O tratamento de fezes escuras vai depender exclusivamente de sua causa. A pessoa pode realizar exames para identificar o que está provocando a alteração na cor do cocô e ser orientada a mudar hábitos alimentares, evitar determinados tipos de comida (no caso de intolerância ou alergia) ou mesmo partir para alguma terapia mais específica se for diagnosticado com algo mais grave.

Fonte: Vix – Mulher

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação