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Natulab quer chegar ao top 5 sustentada pelo Floratil

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José Carlos Lucca, diretor adjunto de marketing; e Wilson Borges, CEO da Natulab

Prestes a completar 20 anos, no mês de maio, a Natulab quer figurar entre as cinco maiores indústrias farmacêuticas do país e alcançar faturamento de R$ 2 bilhões nos próximos anos. A meta ambiciosa foi apresentada em um café da manhã na sede administrativa da empresa em São Paulo, na última quarta-feira, 29 de janeiro, com a participação do CEO Wilson Borges e do diretor adjunto de marketing, José Carlos Lucca.

A companhia não está longe de concretizar o feito, sustentada especialmente pelo Floratil. A única indústria farmacêutica da Bahia saltou da 19ª posição em 2015 para a 10ª em 2019 em unidades vendidas, figurando entre as 30 maiores empresas do setor. “Focamos em qualidade e crescimento e, principalmente trazendo os melhores profissionais do mercado. Com isso, conseguimos em quatro anos quadruplicar nossas vendas”, afirma Borges.

Com um portfólio de 200 produtos, a Natulab possui 20 moléculas entre as líderes e vice-líderes em suas categorias. Em 2019, veio uma das maiores conquistas. A farmacêutica francesa Biocodex escolheu a empresa para a comercialização do Floratil no Brasil, após contrato de 30 anos com a Merck. O probiótico mais vendido no mundo movimentou, só no ano passado, mais de R$ 100 milhões em vendas no Brasil.

“A Natulab não pagou nenhum centavo pelo produto. Podemos afirmar que 100% da conquista foi proveniente do plano de marketing que apresentamos para a Biocodex e dos resultados sólidos ao longo dos anos”, ressalta Wilson Borges. De acordo com o executivo, em março as embalagens do Floratil já serão comercializadas com o logo da farmacêutica.

A expansão do Floratil para Norte e Nordeste foi um dos grandes motores do crescimento. “Outro fator veio da conquista de espaço no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, regiões que representam 52% dos nossos negócios e onde estão concentrados os grandes drivers do mercado”, explica Lucca. Segundo o diretor de marketing, a Natulab cresceu 23% em 2019, enquanto o mercado cresceu 4%.

Lançamentos e expansão fabril

Há quatro anos a companhia é líder em fitoterápicos no Brasil, com 15 produtos, além de manter três marcas entre as top 100 do mercado total: Maxalgina (dipirona sódica), Tylemax (paracetamol) e o suplemento Viter C. Presente em 75 mil pontos de venda – 96,5% de abrangência –, a Natulab contabiliza 68 lançamentos entre 2015 e 2019. Para 2020, a previsão é disponibilizar mais oito produtos e dar andamento a 17 projetos de parceria com grandes empresas em análise. “A performance do Floratil tem atraído empresas que têm negócios na América Latina e querem ter o nosso portfólio lançado em outros países da região”, analisa Lucca.

Ao longo de 2020, a Natulab também tem planos de expandir a capacidade de produção da fábrica em Santo Antônio de Jesus (BA), que foi de 15,6 milhões em dezembro de 2019. Outro plano é construir dois centros de distribuição, um na Bahia e outro na região Sudeste , com foco nas grandes redes.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/04/25/natulab-conquista-11o-posicao-no-ranking-do-mercado-farmaceutico/

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