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Fortaleza ganha ferramenta para avaliação do atendimento nos postos de saúde

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O projeto foi desenvolvido pela Unifor em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

Os cidadãos de Fortaleza agora poderão avaliar o atendimento recebido nos Postos de Saúde do município. O projeto @avalie, parceria da Prefeitura com a Universidade de Fortaleza, foi lançado no dia 7 de agosto pelo prefeito Roberto Cláudio. A ferramenta tem como objetivo dar maior efetividade aos serviços públicos. O lançamento aconteceu no Posto de Saúde Anastácio Magalhães, no bairro Rodolfo Teófilo.

O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin) da Unifor em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que buscam incentivar a cooperação entre a instituição de ensino, setor público e empresas em benefício da sociedade.

O professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor, afirmou que o Lapin “constitui-se assim em exemplo da importância que a Universidade de Fortaleza tem dado à inovação e ao desenvolvimento científico e sua posterior aplicação às cidades”. Ele explicou o potencial positivo da ferramenta. “Nós teremos condição de verificar quais postos estão fora da média e se alguns necessitam de atenção especial em relação a sua estrutura ou profissionais”, apontou.

Os usuários poderão avaliar o atendimento por meio de totens disponibilizados em cada um dos 109 postos de saúde, além do anexo Maria Cirino, no bairro Moura Brasil. O sistema criado permite avaliar o atendimento dos profissionais, a disponibilidade de medicamentos e insumos, marcação de consultas e exames especializados, entre outros serviços do posto de saúde.

O prefeito Roberto Cláudio destacou a importância da população em aderir ao projeto e fazer suas avaliações. “Agora poderemos nos certificar dos problemas todos os dias e isso irá agilizar nossa resposta. Os postos são a porta de entrada para o sistema de saúde e concentram o maior número de usuários na cidade. Existe constantemente reclamações e elas são importantes para administrar uma rede grande e descentralizada como a rede de postos de saúde de capital”, afirmou.

As respostas da avaliação de cada cidadão serão catalogadas pelo sistema e disponibilizadas para a gestão da saúde municipal realizar o acompanhamento e análise contínua dos processos, na busca da qualidade da assistência e dos serviços prestados à população.

Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin)

O Lapin possui equipe multidisciplinar com pesquisadores de áreas como Computação Gráfica, Design Industrial, Biotecnologia, Internet das Coisas, Otimização, Inteligência Artificial e Engenharia Mecânica. Ele serve assim de espaço compartilhado para projetos em áreas diversas como otimização do transporte coletivo, melhoria da segurança viária, compartilhamento de veículos elétricos e bicicletas, veículos e economia de energia via o desenvolvimento de eletrodomésticos inteligentes. Nesses projetos, há interação com empresas do setor público, privado e terceiro setor. Prefeitura Municipal de Fortaleza, Enel, Serttel, Esmaltec e Cruz Vermelha são algumas das empresas que interagem com a equipe multidisciplinar do Lapin.

 

Fonte: Portal G1 – SP

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