Ícone do site Panorama Farmacêutico

Franchising Brasil Farma recruta novos franqueados

Franchising Brasil Farma recruta novos franqueados

Gestora de franquias criada em 2012 para facilitar a atuação de farmácias privadas, a Franchising Brasil Farma tem a meta de chegar a 250 PDVs até o fim do ano. Para isso, o grupo intensificou a procura por novos franqueados. Historicamente, as farmácias que aderiram à Franchising Brasil Farma apresentam avanço de 50% a 300% no faturamento.

A perspectiva de expansão está atrelada aos dois modelos de franquia que a rede trabalha. “A conversão de bandeira representa 35% das adesões, enquanto 65% são provenientes de investidores que buscam abrir novas farmácias”, afirma o diretor executivo Jhonatan Muriel Belotto.

Segundo ele, o investimento para abrir uma nova franquia varia de R$ 350 mil a R$ 550 mil dependendo da bandeira. O grupo detém as marcas Farmácias Brasil Poupa Lar, Farmácias Farmãe e Farmácias Acesso Popular, que somam 230 lojas distribuídas em 11 estados brasileiros, com maior predominância em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Em 2022, a rede contabilizou mais de R$ 520 milhões em vendas.

Perfil das bandeiras da Franchising Brasil Farma

A escolha da bandeira para investimento ou conversão envolve análise do perfil e da localização da loja. A Brasil Poupa Lar, de perfil popular, oferece medicamentos éticos, genéricos e similares de marcas conceituadas com preços altamente competitivos. Já a Acesso Popular pratica uma política agressiva nos preços de medicamentos genéricos e similares, com foco em mercados de concorrência mais acirrada.

A bandeira Farmãe adota um modelo mais tradicional, primando pelo serviço farmacêutico. A rede disponibiliza, além de medicamentos, perfumaria, dermocosméticos e itens de higiene e beleza, uma linha especial para as mães e os bebês.

Suporte integral em ações de vendas e merchandising

Periodicamente, um consultor do grupo se reúne com o franqueado presencialmente ou de forma remota, para avaliar o desempenho do PDV e lançar diversas sugestões para melhorar os resultados e o nível de satisfação dos clientes.

Os franqueados contam ainda com um setor de marketing próprio, que prepara materiais para mídias online e também para a decoração do PDV em datas comemorativas. Com isso, viabiliza ações mais robustas em períodos com maior potencial de vendas, que se somam à campanha anual Show de Prêmios, que distribui diversas premiações aos consumidores, inclusive carros e motos.

Farmácia Escola capacita novos franqueados

Em 2022, a Franchising Brasil Farma mudou-se para uma nova sede administrativa na cidade de Capinzal (SC), em uma estrutura própria de cinco andares, que também abriga a Farmácia Escola, inaugurada este ano. “Trata-se de uma loja-modelo que atende ao público como uma farmácia comercial convencional, mas que contempla espaço para a capacitação do novo franqueado e sua equipe”, explica Belotto.

O executivo complementa que “o espaço proporciona aprendizado teórico e prático da metodologia de trabalho que tem impulsionado o sucesso das farmácias franqueadas”. O franqueado passa por uma imersão que dura de uma semana a até um mês, e ainda há a opção de realizar os treinamentos também de maneira online.

A Farmácia Escola é um projeto pioneiro e único dentro do segmento farmacêutico e abrigará o Projeto Farmácia Escola Solidária, uma iniciativa social desenvolvida em parceria com o Senac. O projeto visa a oferecer um curso gratuito de capacitação para jovens e adultos interessados em ingressar no mercado de trabalho.

“O curso aborda temas fundamentais para a atuação nessa área e prepara os participantes para trabalharem como atendentes em farmácias. É destinado a pessoas de origens socioeconômicas menos privilegiadas, promovendo o desenvolvimento profissional e a inclusão social”, ressalta o diretor. A primeira turma inicia atividades agora em outubro.

A empresa também dispõe de um centro de distribuição em Capinzal, que fornece um portfólio com mais de 100 itens de marcas exclusivas, entre polivitamínicos, gel corporal e produtos de HPC.

Selo de reconhecimento

Pelo terceiro ano consecutivo, a Franchising Brasil Farma recebeu o prêmio 5 Estrelas, concedido pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e também o Selo de Excelência em Franchising, conferido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A honraria é reservada apenas para as franquias que demonstram um compromisso notável com a qualidade e a ética nos negócios.

“Somos uma das poucas franquias do setor de farmácias e drogarias a receber esse reconhecimento. Isso não apenas valida o compromisso da empresa com a excelência operacional, mas também a coloca no mesmo patamar das melhores franquias do país”, finaliza Belotto.

Os interessados em se tornar franqueado da Franchising Brasil Farma podem entrar em contato pelo e-mail contato@fbf.far.br ou pelo telefone e WhatsApp (49) 3555-6165.

FRANCHISING BRASIL FARMA

Fundação: 2012
Bandeiras: Acesso Popular, Brasil Poupa Lar e Farmãe
Presença territorial: 230 lojas distribuídas em 11 estados – Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre e Rondônia
Faturamento: R$ 520 milhões
Número atual de franqueados: 230
Número de colaboradores: 1.600

Sair da versão mobile