Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Geolab suspende mudança de escala de trabalho  

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Escala de trabalho
Foto: Divulgação

Após ameaça de greve, a Geolab suspendeu a proposta de alteração da escala de trabalho, segundo reportagem do Portal 6. O pronunciamento foi nesta quinta-feira, dia 28, menos de 24 horas após o anúncio das mudanças na alteração dos horários.

Um dia antes, os colaboradores da farmacêutica, localizada em Anápolis, iniciaram uma paralisação em protesto às mudanças internas de escalas, que foram feitas sem consultar as equipes de trabalho. A empresa ameaçou demitir quem fosse contrário às alterações, o que resultou na mobilização.

Os novos horários foram anunciados via mensagens, em um canal da empresa no Telegram, no qual os colaboradores fazem parte, e estavam previstos para começar a partir da próxima segunda-feira (1º).

Entre as inconsistências nas escalas, alguns turnos tiveram alteração de até 1h no horário de saída, o que poderia afetar quem faz faculdade ou tem filhos na escola.

Procurado, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Material Plástico no Estado de Goiás (SINDQFPGO) apontou que as mudanças de horário estão dentro da lei, no sentido de não ultrapassar as 44h semanais.

Contudo, conforme as Leis Trabalhistas no Brasil, a irregularidade está no fato de que deve haver um mútuo consentimento entre as partes (empregado e empregador) antes da alteração ser aplicada. Além disso, ela não pode causar prejuízos ao funcionário, caso seja efetivada.

Empresa avaliará nova proposta de escala de trabalho

No comunicado, a Geolab aponta que será avaliada uma nova proposta de readequação do cronograma, criada em conjunto com funcionários, diretorias e o departamento de Recursos Humanos. Além disso, todas as modificações devem ser realizadas gradualmente, sempre consultando todos os setores. 

“Ainda na manhã desta quinta-feira, 28 de março, uma circular foi enviada às áreas produtivas e de apoio da empresa informando a suspensão das mudanças de turno. Uma readequação da proposta será feita, em diálogo permanente com os colaboradores, com a atuação do Departamento de Recursos Humanos e as Diretorias dos setores envolvidos.

As mudanças são necessárias, porém, continuarão sendo feitas de forma gradual, em diálogo com os setores”, diz a nota.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress