Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Governo nega inclusão de remédio para doença rara no SUS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O único medicamento para a mucopolisscaridose do tipo VII (MPS VII), o alfavestronidase, da Ultragenyx, não será incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), vinculada ao Ministério da Saúde. Mas uma Consulta Pública sobre o tema está aberta. A população poderá participar da consulta pelo formulário de experiência e opinião.

Veja também: Novo composto pode reduzir efeitos colaterais da quimioterapia no câncer de mama

No período de 15 anos, foram identificados 22 casos de MPS VII no Brasil. Estima-se que sejam registrados menos de 200 ocorrências em todo o mundo. A doença, rara e hereditária, caracterizam-se pela falta ou deficiência de enzimas importantes na degradação de determinados tipos de açúcares. O acúmulo deles leva os pacientes a apresentar alguns distúrbios no funcionamento de seus órgãos.

Siga nosso Instagram

No tipo VII da doença, também conhecida como síndrome de Sly, o acúmulo de mucopolissacarídos causa sintomas como atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual, baixa estatura e dificuldade de locomoção, problemas respiratórios e cardíacos e aumento do fígado e baço. A expectativa de vida é baixíssima, de apenas 35 anos.

O Conitec considerou o tempo de mercado e experiência clínica do medicamento ainda incipientes. O gasto com o alfavestronidase, que ficaria na casa de R$ 3 milhões por paciente ao ano, foi outro ponto ressaltado pelo órgão. “Se temos como dar acesso a um medicamento único, que possa diminuir a necessidade de algo invasivo (como uma cirurgia) e que realmente melhora a qualidade de vida do paciente – o que impacta também na vida de toda a família – por que negar essa possibilidade?”, questiona Regina Próspero, presidente do Instituto Vidas Raras.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress