Ícone do site Panorama Farmacêutico

Estou grávida? A resposta para 4 perguntas

É importante que a grávida saiba logo que está gerando um bebê  para que tenha um acompanhamento adequado da gestação e faço o pré-natal

É importante que a grávida saiba logo que está gerando um bebê,  para que tenha um acompanhamento adequado da gestação e faça o pré-natal com deve ser. Várias patologias e infecções podem ser adquiridas tanto pela futura mamãe quanto pelo feto se os devidos cuidados não forem tomados.

Veja também: Farmácias Bemol crescem 127% com robotização

Sempre se deve levar em consideração algumas questões quando houver a possibilidade de estar grávida. Nesse texto, iremos responder quatro dúvidas sobre a gravidez, para você saber se pode ou não estar esperando um bebê.

Siga nosso Instagram

Toda grávida tem barriga?

Durante a gravidez, todas as gestantes vão apresentar o aumento da barriga. O desenvolvimento do bebê é acompanhado pelo crescimento uterino da grávida, o que leva ao aumento da região abdominal. Mesmo estando sempre presente, esse crescimento varia: algumas mamãe tem mais barriga, outras menos.

Esses são alguns fatores que podem determinar se a barriga da grávida será maior ou menor:

Posso menstruar estando grávida?

Inversamente proporcional ao crescimento abdominal, que está sempre presente, a menstruação nunca deve estar presente. Ela deve ocorrer apenas quando não se está grávida, pois ela é resultado da descamação do endométrio (paredes uterinas), que só acontece quando não há a fecundação.

Isso impossibilita que a gravidez e a menstruação ocorram simultaneamente, sem exceções. Mesmo que a grávida apresente quadros de sangramento durante a gestação, eles nunca estarão ligados ao período menstrual. Uma das coisas que definem o sangramento menstrual são alguns padrões (como quantidade, período e duração).

Isso não se aplica aos sangramentos apresentados durante a gravidez. Eles costumam ter duração, fluxo e volume variável, são irregulares e não possuem sincronicidade. Sempre que apresentar algum tipo de sangramento, você deve procurar um profissional da saúde, pois isso pode ser sinal de complicações.

Quanto peso é normal ganhar?

12 quilos é o que as grávidas costumam engordar, no geral. Esse ganho de peso sempre ocorre, mesmo variando para mais ou menos. Esses são os motivos:

Além disso, é comum o corpo acumular gordura, como uma espécie de reserva de energia a ser usada durante a fase da amamentação. Exercícios físicos da grávida e dieta são fatores que fazem esse acúmulo de gordura variar.

Como saber se estou grávida?

O que motiva muitas grávidas a realizarem um teste de gravidez são os sintomas que acompanham ou indicam a gestação. Esses sintomas são divididos em quatro grupos: os sintomas de presunção, os sinais de presunção, os sintomas e sinais de probabilidade e os sinais de certeza. Vamos conhecer cada um deles.

Sintomas de presunção

Apesar de indicarem em alguns casos que a mulher está grávida, esses sintomas podem também ser apresentados por outros motivos:

Sinais de presunção da gestação

A diferença dos sinais e dos sintomas é simples. Os sintomas são desconfortos que a grávida pode sentir, enquanto os sinais são algumas mudanças físicas que podem ser causadas pela gravidez.

Sintomas e sinais de probabilidade

Nesse caso, esses sintomas e sinais indicam uma forte probabilidade de a mulher está grávida, mas ainda não apontam com certeza a gestação.

Muitos desses sintomas e mudanças corporais podem acabar desaparecendo naturalmente com a chegada do segundo trimestre da gestação.

Sinais de certeza

O que confirma que a mulher está grávida são esse sinais

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Sair da versão mobile