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Grupo Boticário e Senai PR desenvolvem ferramenta que antecipa tendências no setor de beleza

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Antecipar cores futuras e recomendar o portfólio ideal de batons e bases a partir de, por exemplo, coleta de dados públicos e pesquisa em redes sociais. Esses são alguns dos objetivos do Boti Colorista, ferramenta desenvolvida pelas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e de Ciência de Dados do Grupo Boticário, em parceria com o HUB de Inteligência Artificial do Senai Paraná. A tecnologia oferecerá mais agilidade na tomada de decisão, na criação de novos produtos, possibilitando mais assertividade no entendimento de toda diversidade de tons de pele, além do tempo de resposta às necessidades do consumidor.

Veja também: Beleza: ao fazer compras, as mulheres prestam atenção aos especialistas; homens, sites

O projeto faz parte de um conjunto de ações realizados pelo Grupo para o alcance das metas #12 e #14 dos Compromissos para o Futuro, assumidos no ano passado e que integram a agenda ESG da companhia, que visam desenvolver 100% dos produtos com a participação de grupos minorizados e oferecer portfólio de produtos inclusivos e diversos, considerando diferentes estilos de vida.

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‘Essa será uma importante aliada para alavancar a diversidade e inclusão nos produtos das marcas que fazem parte da companhia. Acreditamos que nossa solução nos auxiliará no entendimento ainda mais assertivo de toda a diversidade de tons de pele, agradabilidade e necessidades dos consumidores brasileiros’, celebra Milene Haraguchi Padilha, pesquisadora e líder do projeto no Grupo Boticário.

A ferramenta, por meio de inteligência artificial (IA), utilizará dados de histórico de compras, avaliação dos consumidores, características dos produtos, correlacionando com tendências mapeadas no mercado. Além disso, terá a funcionalidade de busca e prospecção de dados externos (websites, rede social, influenciadores e outros perfis) para construção de escritórios de tendências em cores de batons, bases líquidas e tons de pele.

Prever novas cores para o portfólio do Grupo Boticário, mapear texturas inexistentes e fornecer informações que auxiliem na redução do tempo de análise do mercado e giro de produtos internos também fazem parte das possibilidades de resultados que a inovação oferecerá.

Tecnologia 100% nacional e exclusiva do Grupo, a inovação contribuirá na decisão de lançamentos de produtos. ‘O grande diferencial da nossa tecnologia é que facilitará não somente no mapeamento de oportunidades de tendências em cores, mas também na gestão assertiva do portfólio, planejamento de lançamentos futuros e recomendação de produtos’, explica Padilha.

Para o Senai Paraná, faz parte do Hub de IA contribuir para que as empresas tenham ainda mais agilidade e eficiência. ‘É muito gratificante ver que um projeto que está sendo desenvolvido há tanto tempo está ganhando ‘corpo’, que vai contribuir para o aumento de qualidade, agilidade e ampliar mais a competitividade do Grupo no mercado’, ressalta Henry Carlo Cabral, gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná – Regional Norte.

Inovação no GB

Pilar transversal no ecossistema de beleza do Grupo Boticário, inovação perpassa áreas estratégicas de todo o negócio, incluindo P&D, tecnologia e inovação aberta. Com o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da beleza e, com isso, também o mundo ao redor, a companhia tem investido fortemente na digitalização de suas operações, como forma de contribuir em sua completa transformação digital.

‘A transformação digital é uma realidade no Grupo não só para o desenvolvimento de produtos, mas também para o aprimoramento de todo o ecossistema de beleza. A busca constante por pioneirismo em inovações disruptivas, o investimento em tecnologias como IA, machine learning e visão computacional, demonstraram ser ferramentas poderosas para a indústria cosmética no entendimento de suas necessidades e tem sido uma das premissas dentro da companhia’, pontua Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

Além de Boti Colorista, o Grupo está à frente de outros projetos voltados para tecnologia e inovação, como Nariz Digital (tecnologia para traduzir em números e dados químicos a percepção sensorial dos consumidores), Lignina (uso da substância para produção de cosméticos, especialmente para peles negras) e Beleza Transparente (plataforma aberta ao público que reúne conteúdos sobre o universo químico e científico da cadeia de produção da marca).

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma ‘Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.

Fonte: 2A+ Cosmética

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