fbpx
O maior canal de informação do setor

HFM promove Programa de Combate ao Tabagismo

255

O Hospital Ferreira Machado (HFM) é o segundo do Estado do Rio de Janeiro, na rede pública, a contar com um Programa de Combate ao Tabagismo voltado aos pacientes, acompanhantes e funcionários. A ideia é aproveitar o período de internação, no qual o paciente não pode fumar, para incentivá-lo a parar de vez, porém com todo o suporte de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de farmácia, psicologia e serviço social.

Veja também: Uma em cada 100.000 pessoas tem reação alérgica grave à vacina da Pfizer

De acordo com o farmacêutico do programa no HFM, Bruno Corrêa, a captação dos pacientes é feita na admissão. “No momento em que o paciente chega para ser internado ele é abordado pela psicologia e quando manifesta interesse em aderir ao programa é dado o start para iniciarmos o tratamento. Ele preenche uma ficha e dessa forma classificamos seu grau de dependência à nicotina, a partir daí eu promovo a avaliação farmacêutica e o tratamento com reposição de nicotina por goma ou adesivo, disponibilizados diretamente aqui no hospital”, comentou.

Siga nosso Instagram

Ainda segundo Bruno, na primeira semana os pacientes em tratamento passam por quatro sessões de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). “Após esse início as sessões passam a ser mais espaçadas e ao receber alta da unidade cada paciente é encaminhado e referenciado ao Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde para dar continuidade ao tratamento”.

Além de pacientes internados e familiares, o programa também atende funcionários da unidade hospitalar. Foi dessa forma que o servidor da farmácia do HFM, Márcio Victor Gomes, 38 anos, que fumava desde os 18, viu a chance de parar. “Eu já tinha vontade de parar, mas faltava um incentivo. Ingressei no tratamento através dessa iniciativa no hospital e fui encaminhado para o Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde. Participei das sessões, recebi adesivos de nicotina e todo o suporte para abandonar o cigarro. Agora após 4 meses, me sinto muito melhor para caminhar, subir, escadas e até mesmo sentir o cheiro das coisas. Gostei muito do programa e incentivo os colegas fumantes para que participem e parem de fumar”, relatou.

Fonte: Prefeitura de Campos

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação