O maior canal de informação do setor

Hidrogel impresso em 3D promete revolucionar robótica e medicina

357

Um pesquisador da Brown University desenvolveu um novo material que pode tornar os robôs menos “robóticos”, com aspecto mais leve e atraente. Trata-se de um hidrogel impresso em 3D, composto por um polímero duplo capaz de dobrar, torcer ou grudar quando em contato com alguns produtos químicos.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

A inovação promete não apenas revolucionar futuro da robótica, mas também determinar novos rumos na medicina, especialmente nos tratamentos com câncer. Em demonstrações, o hidrogel demonstrou capacidade de pegar objetos pequenos e delicados, além de formar dispositivos microfluídicos personalizados utilizados para identificar cânceres agressivos e produzir medicamentos.

O composto possui um polímero com ligações covalentes, que fornecem resistência e integridade estrutural, e outro com ligações iônicas, que permitem comportamentos mais dinâmicos, como flexão e auto-adesão. A ligação entre os dois cria um material macio, forte e responsivo, possibilitando uma aderência leve e robótica.

Até o momento, pesquisas demonstram a dificuldade de modelar hidrogéis devido a complexos canais e câmaras necessários na ciência da microfluídica. Mas como esse material é impresso em 3D, pode ser modelado em blocos, como se fosse um Lego, permitindo que arquiteturas microfluídicas mais complexas sejam incorporadas em cada bloco. A união de vários desses blocos resulta em um sistema modular, uma vez que essas estruturas seriam encaixadas conforme necessidade.

O material ainda está em desenvolvimento para alcançar mais durabilidade e funcionalidade. A evolução das pesquisas de polímero pode tornar a construção de componentes robóticos macios e dispositivos de microfluidos mais simples e fácil quanto encaixar peças de um Lego.

Fonte: PC World

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/05/22/impressao-em-3d-facilita-a-criacao-de-tecidos/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação