fbpx
O maior canal de informação do setor

Hidroquinona: conheça mais da substância clareadora que controla o melasma

4.991

Hidroquinona – Aquela mancha chata e persistente de melasma que insiste em aparecer no rosto é realmente incômoda. A má notícia é que ela não tem cura, mas tem controle. O melasma é uma manifestação que aparece em determinadas pessoas que já são pré-dispostas a ter esse tipo de pigmentação. Ele é causado por um estímulo provocado pela exposição solar ou por uma alteração hormonal.

Não é todo mundo que tem

“É uma coisa incontrolável. Por isso que ele está sempre voltando e a mancha fica mais aparente depois do Verão, conta o dermatologista Dolival de Lobao Veras Filho, chefe da Seção de Dermatologia do Inca. “O principal vilão é realmente o sol nas pessoas pré-dispostas a ter essa pigmentação. Não é todo mundo”, afirma o dermatologista especialista em melasma.

Hidroquinona como aliada no combate ao melasma

Para controlar essas manchas estimuladas tanto pelo sol, como pelas alterações hormonais, o tratamento é realizado na base de várias substâncias clareadoras, principalmente a hidroquinona, em conjunto com o ácido retinoico. Além da hidroquinona, há outros tipos de tratamentos, como laser, microagulhamento e bons dermocosméticos que tratam da mancha deixando-a quase imperceptível. Mas é sempre bom lembrar que o uso do protetor solar é bastante eficaz para evitar que a manche fique cada vez mais evidente, mesmo em estações mais frias, como o Outono-Inverno.

Melasma profundo é grave!

“Uma coisa importante é que existe dois tipos de melasma: o epidérmico, que é mais superficial e o dérmico, que é mais profundo. Quanto ao epidérmico, dá para ser tratado e controlado. Mas em relação ao dérmico, não tem como amenizar. O problema do melasma é que ele nunca é só dérmico, sempre vai aparecer uma pigmentação na epiderme”, conta o dermatologista.

Atriz posta foto sem maquiagem e mancha aparece

Recentemente, a atriz Cleo Pires postou uma foto sem maquiagem e foi muito elogiada pelos seus seguidores. É que Cleo sofre de melasma e segue plena sem os cosméticos na pele. A atriz relembrou quando recebeu seu diagnóstico e disse que precisou mudar alguns hábitos para tratar da mancha. “Lembro quando descobri que tinha melasma, foi difícil pra mim. Uma menina que mal usava maquiagem e que gostava da praticidade em tudo. Mas aprendi muita coisa bacana e os cuidados que tive de implementar no meu dia a dia tornaram meus hábitos e minha pele muito mais saudáveis. Hoje eu tomo vários cuidados com a pele”, afirmou na ocasião.

Fonte: Pure People

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/08/21/millie-bobby-brown-lanca-linha-de-cosmeticos-veganos/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação