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Hypera Pharma tem crescimento de 10,1% de sell-out em 2019

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A Hypera Pharma apresentou crescimento de 10,1% de sell-out em 2019, com destaque para as unidades de negócio de consumer health e de similares e genéricos. O resultado foi o melhor da companhia nos últimos três anos. O Ebitda das operações continuadas totalizou R$ 1,206 bilhão no ano passado, com margem de 36,6%.

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“O desempenho do sell-out em 2019 refletiu os primeiros resultados positivos dos investimentos recentes no pipeline de inovação, marketing, visitação médica e ponto de venda, que beneficiaram o crescimento de todas as unidades de negócio”, afirma o presidente Breno Oliveira. Em produtos de prescrição, as power brands Episol, Predsim, Alivium, Lisador e Rinosoro tiveram expansão de dois dígitos em 2019, beneficiadas pelo aumento da equipe de visitação médica efetivado nos últimos dois anos.

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Em consumer health, o crescimento foi superior ao do mercado no último ano, resultado principalmente dos lançamentos e dos investimentos em marketing e no ponto de venda. Em similares e genéricos, a companhia ampliou sua participação de mercado em todos os trimestres de 2019, impulsionada principalmente pelas marcas líderes Torsilax, Neosoro, Flavonid, Doralgina e Histamin.

A receita líquida alcançou R$ 3,29 bilhões e teve desempenho inferior ao do sell-out, principalmente por conta da redução das vendas em produtos de prescrição e consumer health no primeiro trimestre de 2019, com o já comentado objetivo de diminuir o nível de estoque desses produtos nos clientes. Já o lucro líquido totalizou R$ 1,164 bilhão e o lucro líquido, R$ 1,19 bilhão.

A Hypera Pharma também reafirmou seu compromisso com a inovação no ano passado, ao incrementar em 32% os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que totalizaram R$ 243,1 milhões. “Também lançamos o Hypera Ventures, para investimento em startups pré-operacionais ou operacionais do setor de saúde que tenham sinergias com os negócios da empresa, e o Hypera Hub, programa de conexão com startups para otimização de processos operacionais e criação de novos produtos, serviços e canais de venda”, ressalta Oliveira.

No ano, foram lançados 95 novos produtos. Em consumer health, os principais lançamentos do trimestre foram o Engov After, extensão de linha da tradicional marca Engov que conta com uma fórmula exclusiva para recuperar, reidratar e energizar o corpo, e o Finn Nutritive, complemento nutricional com vitaminas, minerais e proteínas. Em produtos de prescrição, teve o lançamento da família Rizi e Rizi-M, indicados no tratamento de crises de rinite alérgica e urticária crônica, bem como as extensões de linha Ofolato Gotas e o Ofolato D Fer. Em similares e genéricos, a companhia lançou a Rosuvastatina, indicado para a redução do colesterol.

Covid-19 e seca

Embora boa parte dos princípios ativos utilizados na produção de medicamentos seja importada da China, Breno Oliveira afirmou que a Hypera Pharma ainda não sentiu impacto em razão do surto do coronavírus. Segundo ele, o problema logístico nos portos chineses atrasou em até um mês o envio desses princípios ativos, mas a operação já está sendo retomada e a indústria tem produtos em estoque.

As rotinas na fábrica de Anápolis (GO) estão normalizadas, depois de deixar de atender alguns clientes por conta da seca na região no terceiro e quarto trimestres de 2019. Para combater o problema, a companhia dobrou a capacidade de armazenamento de água com a construção de três tanques, além de investir em poços artesianos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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