fbpx
O maior canal de informação do setor

IBGE: inflação registra alta de 1,01% em fevereiro

139

A inflação oficial do país registrou alta de 1,01% em fevereiro, a maior variação para este mês desde 2015. O índice ficou 0,47 ponto percentual acima do registrado em janeiro e já acumula aumento de 1,56% este ano e de 10,54% em 12 meses. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo IBGE.

A categoria que mais contribuiu para esse aumento foi Educação, que subiu 5,61%, e respondeu por 0,31 ponto percentual do índice geral. Isso se deve aos reajustes das mensalidades escolares, habitualmente incorporados ao IPCA em fevereiro, que deixaram os cursos regulares 6,67% mais caros.

Também teve destaque o avanço de 1,28% nos preços dos itens de alimentação e bebidas, que vêm registrando sucessivas elevações desde janeiro de 2020, com uma única exceção em novembro de 2021. Em 12 meses, os itens desse grupo já acumulam reajustes de 9,12%.

De acordo com o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, em fevereiro os aumentos foram provocados principalmente por causa das variações climáticas

Outro grupo que tem grande impacto no índice geral, o de Transportes, subiu 0,46% em fevereiro, influenciado principalmente pelo aumento de 1,68% no preço dos automóveis novos, que tiveram agora a décima oitava alta consecutiva, acumulando 22,94% no período. No mês passado, os combustíveis tiveram queda de 0,92%, mas nos últimos 12 meses, este é o item que mais tem pesado na inflação, com acumulo de 33,33% no período. E com o anúncio de novos reajustes da Petrobras, a expectativa é que os preços voltem a subir agora em março.

Ainda de acordo com o IBGE, todos os locais pesquisadas tiveram alta nos preços. O menor resultado foi observado na região metropolitana de Porto Alegre, com avanço de 0,40%, e, a maior variação, em São Luís, com 1,35%.

O instituto também divulgou, nesta sexta-feira, os números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que se referem aos itens usualmente consumidos por família de menor renda. O INPC subiu 1% em fevereiro, o que também é a maior variação para este mês desde 2015. O indicador acumula alta de 1,68% este ano e de 10,80% nos últimos 12 meses.

Fonte: Agência Brasil

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação