fbpx
O maior canal de informação do setor

Justiça veta fim de contrato entre governo e Takeda

353

Justiça veta fim de contrato entre governo e Takeda

Segue em vigor contrato firmado entre a Takeda e a Hemobrás para disponibilizar o medicamento Fator VIII Recombinante no SUS. Isso porque a 3ª Vara Federal de Pernambuco não permitiu o rompimento entre as partes. As informações são do O Globo.

Veja também: Conitec avalia incluir remédio anti-Covid no SUS; comissão já negou 3

Outra decisão da Vara foi de impedir que o Ministério da Saúde realize audiência para compra do remédio de outra multinacional. O contrato com a Takeda tem validade de dez anos e prevê a transferência de tecnologia e compra do fármaco para hemofílicos.

Siga nosso Instagram

O Brasil deveria ter comprado 760 milhões de doses da droga, mas até agora, negociou apenas 500 milhões de unidades.

A história por trás da parceira da Takeda com a Hemobrás

Em 2012, a pasta permitiu que a estatal fechasse uma Parceira de Desenvolvimento Produtivo (PDP) com uma empresa privada, por meio de licitação.

Ao vencer a concorrência, a Takeda tornou-se responsável por construir uma fábrica para a produção do medicamento biotecnológico, dentro de um período máximo de dez anos. Uma vez com a planta pronta, a Hemobrás poderia assumir a produção do remédio.

Por sua vez, o governo compraria da farmacêutica japonesa o Fator VIII Recombinante por uma década. Mas, perto do prazo final, o Ministério deseja romper o vínculo.

De 2012 para cá, estima-se que os investimentos da Takeda para a construção da planta industrial na região metropolitana de Recife e para fazer a transferência de tecnologia tenham se aproximado dos US$ 100 milhões. O contrato vence apenas em 2023.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação