Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Laboratório de simulação realística une tecnologia à saúde em centro universitário de Caruaru

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Local conta com manequins adultos e pediátricos automatizados que reproduzem experiências reais, como cirurgias de risco.

Manequins adultos e pediátricos que reproduzem experiências reais de pacientes ocorridas dentro de um hospital. É desta forma que os estudantes de enfermagem tem praticado a vivência da profissão em um centro universitário de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Inaugurado há sete meses, o laboratório “Turbo Health” conta com simulações realísticas e une a tecnologia à saúde no interior do estado.

O local faz alusão a um hospital e é composto por ambientes utilizados para práticas assistenciais. Com os manequins, por exemplo, é possível simular cirurgias de risco, aplicação de medicamentos e uso de injeções.

“Com a simulação realística, os bonecos, popularmente falando, não são apenas manequins, são simuladores. Eles simulam todas as funções orgânicas de um ser humano e com as patologias. Nos nossos simuladores temos um bebê, uma criança, um adulto do sexo masculino e outro do sexo feminino. Temos também uma gestante que simula todas as possibilidades de parto”, detalhou ao G1 a coordenadora do curso de enfermagem, Suzana Costa.

A utilização desses manequins elimina os riscos de exposição dos pacientes e assegura o processo de aprendizagem com competências inerentes à profissão, conforme destacou a coordenadora. Ela ainda ressaltou que os simuladores conseguem reproduzir os sons do coração, pulmão e o funcionamento do sistema digestório, por exemplo.

“Podemos programar os manequins para simular uma para cardiorrespiratória. Com isso, os estudantes devem fazer intervenções como se estivessem em uma situação real. Se for feito de forma correta, os simuladores vivem. Se não, eles morrem”, explicou Suzana.

Após a implantação do laboratório na instituição, a coordenadora do curso de enfermagem percebeu mudanças no aprendizado dos estudantes. “A gente consegue visualizar uma grande evolução acadêmica na performance prática dos alunos”, disse.

Além da graduação de enfermagem, os cursos de farmácia, biomedicina e fisioterapia também utilizam o laboratório em algumas disciplinas específicas.

 

Fonte: Portal G1 – SP

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress