O maior canal de informação do setor

Lewandowski manda governo assegurar vacinas ao Estado de SP

157

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira, 17, que o governo federal assegure ao Estado de São Paulo a remessas das vacinas necessárias à vacinação das pessoas que já tomaram a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

‘Diante de todo o exposto, e presentes os requisitos legais, por ora, defiro em parte a cautelar, ad referendum do Plenário do Supremo Tribunal Federal, para determinar à União que assegure ao Estado de São Paulo a remessa das vacinas necessárias à imunização complementar das pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina, dentro do prazo estipulado nas bulas dos fabricantes e na autorização da Anvisa‘, diz a decisão.

A Procuradoria Geral de São Paulo entrou com a ação no STF na última sexta-feira, 13, contra o Ministério da Saúde alegando redução no número de doses da vacina da Pfizer contra Covid-19 distribuídas para o Estado.

O governo alega que no dia 3 de agosto, o estado recebeu um lote com 228 mil doses a menos do que tem direito. Com cerca de 46,3 milhões de habitantes, segundo dado de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo vinha recebendo 22% das vacinas distribuídas pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), quantitativo equivalente à proporção de sua população em relação ao país.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a ação pede para que seja estabelecida uma regra de transição para a adoção dos novos critérios de distribuição. Além disso, pede a compensação das doses que deixaram de ser entregues, pois há risco de o cronograma de vacinação deixar de ser cumprido.

Fonte: Correio do Povo

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/socio-da-precisa-pediu-ao-governo-alteracao-em-mp-das-vacinas-para-incluir-agencia-indiana/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação