Lockdown após as 20h e aos finais de semana começa a valer hoje no Estado


De acordo com o último decreto do Governador João Doria publicado no último sábado (23), Rio Preto e todas as cidades do Estado de São Paulo passam a viver em lockdown de segunda a sexta, a partir das 20h até às 6h, e aos sábados e domingos no período integral.
Nesta fase de lockdown os serviços considerados não essenciais podem funcionar somente por 8 horas diárias, divididas ao longo do dia e a critério de cada estabelecimento. Esse período de abertura deve acontecer entre às 6h e 20h, de segunda a sexta e com a permissão de atendimento ao público.
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
Já aos sábados e domingos está proibido o funcionamento de serviços não essenciais, que são bares, restaurantes, shoppings, comércio de rua e serviços secundários.
Os serviços essenciais, como de alimentação, drogarias, postos de combustíveis, óticas, lavanderias, matérias de construção, distribuidoras de gás, entre outros, poderão funcionar após as 20h de segunda a sexta e também no finais de semana, porém, seguindo todas as regras recomendadas pelo comitê de contingência da saúde. Distanciamento, uso de máscaras, medição e temperatura, capacidade reduzida, uso do álcool em gel, são algumas das ordens sanitárias.
A medida visa diminuir os casos de Covid-19 para que as cidades não enfrentem falta de leitos e será válida até o dia 7 de fevereiro. Antes disso nenhuma cidade poderá evoluir para uma fase mais flexibilizada.
Rio Preto está na fase laranja, com atualmente 74% dos leitos de UTI ocupados. Na semana passada este número estava em 74,7%, porém com a abertura de 40 leitos este número vem diminuindo. O atual índice válido para que a cidade não regrida para a fase vermelha é de até 75% dos leitos de UTI’s ocupados.
A próxima reclassificação do Plano São Paulo acontece dia 5 de fevereiro e vai determinar como tudo funcionará do dia 8 de fevereiro adiante.
Fonte: DHoje Interior