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Mafra unifica operações com foco em especialidades

Mafra
Vilson Schvartzman ao lado do CEO da Viveo, Leonardo Byrro. Divulgação: Viveo

Integrante do ecossistema da Viveo, a Mafra Hospitalar anuncia um reposicionamento de marca e passa a se chamar Mafra. A estratégia contempla ainda a unificação das operações de seis empresas do grupo, com foco no mercado de medicamentos de especialidades.

A Mafra, agora, integra em uma única companhia as empresas Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa. O chamado canal institucional, que aglutina hospitais, clínicas e farmácias de especialidades e movimenta em torno de R$ 70 bilhões ao ano, é o principal alvo dessa iniciativa.

As empresas sob o guarda-chuva da Mafra fizeram parte do intenso ritmo de aquisições da Viveo nos últimos três anos. Só a compra dessas corporações envolveu investimentos totais de R$ 1,5 bilhão. No ano passado, essa divisão de negócios gerou R$ 7,8 bilhões em receita bruta.

“Embora não descartemos eventuais aquisições futuras, o foco agora é padronizar as operações e simplificar o conceito de distribuição, facilitando a sinergia com fornecedores e clientes”, explica Vilson Schvartzman, vice-presidente comercial de distribuição e operações logísticas da Viveo.

Operação da Mafra com menos CDs, mas maior capacidade

Como parte desse movimento, a companhia iniciou a implementação de um CRM único e adequando a estrutura de todos os seus 20 centros de distribuição, 100% padronizada e automatizada por meio do sistema de gerenciamento Warehouse Management System (WMS). “A ideia é ter menos CDs. Porém, seriam complexos mais robustos e com maior capacidade, a exemplo do que estamos fazendo no centro de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, que soma 7,2 mil posições-pallets”, destaca.

A ampliação do CD de Jaboatão dos Guararapes (PE), com previsão de término no primeiro semestre e 8 mil posições-pallets ao todo, também vai ao encontro dessa proposta. “E toda a operação terá frota própria, justamente no intuito de manter o compromisso de entrega em até 24 horas nas capitais e 48 horas nas demais localidades. É uma busca por capilaridade, mais fluidez logística e maior proximidade com nossos mais de 10 mil clientes ativos”, acredita Schvartzman.

Juntamente com o reposicionamento, a Mafra inicia também sua incursão no mercado de nutrição enteral. “Estamos falando de um segmento de R$ 80 bilhões, mas muito pulverizado na distribuição e formado basicamente por empresas familiares. E como a produção é concentrada em grandes multinacionais, elas precisam se cercar de parceiros com mais facilidade para se enquadrar nas suas políticas de compliance”, contextualiza o executivo.

“Nos posicionamos cada vez mais como uma one stop shop da distribuição, uma vez que passamos a ser a única companhia capaz de atender todos os segmentos da saúde, incluindo oncologia, especialidades, materiais descartáveis e produtos técnicos”, conclui.

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