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Magnésio: os alimentos contêm mais esse mineral e a importância para o nosso corpo

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 260 mg de cloreto de magnésio para adultos.

magnésio é um mineral encontrado em diversos alimentos como sementes, amendoim e leite, e desempenha várias funções no organismo, como regular o funcionamento dos nervos e dos músculos e ajudar no controlo do açúcar no sangue.

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O magnésio é essencial para o metabolismo de proteínas e lipídios, na produção de energia celular e também na construção de ADN/DNA.

Emparelhado com o cálcio, contribui para a saúde das células musculares e nervosas, mas também para o desenvolvimento do tecido ósseo, a produção das hormonas e a regulação da tensão arterial.

magnésio é um bom antidepressivo e equilibra a psique, acalmar os nervos e sedutora da mente. Pode ser útil em todos os casos em que sentimos a necessidade de acalmar a agressão e enfrentar os dias com um espírito mais positivo e construtivo. Também pode ajudar nos casos de hipocondria, a ansiedade e o medo injustificados.

As propriedades do magnésio são essenciais e é importante descobrir quais os alimentos que são ricos em magnésio e integrá-los corretamente na nossa dieta diária. Para garantir a necessidade certa de magnésio, existem pelo menos 10 alimentos a serem usados, aqui estão eles.

Alimentos mais ricos em magnésio

Ervilhas, feijões, grãos integrais, amêndoas, avelãs, nozes, brotos de feijão, figos, cacau amargo, sementes de abóbora e farinha de soja.

Receitas rápidas para consumir alimentos ricos em potássio

  • Salada enriquecida: como já previmos, uma salada reforçada com sementes de abóbora, brotos de feijão e legumes ajuda-nos a tomar mais potássio, sem esforço.
  • Salada de cereais e leguminosas: além de ser uma excelente fonte de proteína vegetal, essa combinação é virtuosa se houver falta de potássio.
  • Smoothie: um smoothie da manhã ou da tarde feito com leite de soja, figos, tâmaras e cacau é uma panacéia realmente saborosa, rica em magnésio.
  • Doces estratégicos: prepare uma sobremesa leve com farinha de soja, cacau amargo, figos e tâmaras. Além de ser delicioso, é uma verdadeira fonte de magnésio.
  • Lanches inteligentes: figos secos, chocolate e tâmaras são bons, dão energia e são muito fáceis de transportar.

Leguminosas e magnésio

Os grãos são leguminosas e são um excelente alimento para prevenir a deficiência de magnésio. Os feijões frescos contêm mais do que os feijões secos e uma das mais ricas variedades de magnésio é a dos  canelones. Mesmo as ervilhas trazem muito magnésio junto com muitos outros sais minerais e vitaminas. Uma sopa de legumes com muitos feijões e ervilhas é ideal para não perder todo o magnésio que precisamos.

Cereais e magnésio

Massas de trigo integral e arroz integral são uma boa fonte de magnésio, mas é importante enfatizar que esses alimentos devem ser integrais: o refino elimina farelo e germe, reduzindo a dose de magnésio em cerca de 80%. Uma salada fria ou quente de cereais misturados com legumes é uma excelente ideia para uma refeição leve e altamente nutritiva.

Frutas e magnésio

Entre as mais ricas frutas de magnésio, encontramos figos e tâmaras. Os figos secos trazem uma quantidade considerável de magnésio, cerca de 68 miligramas por 100 gramas. Mesmo as frutas – tâmaras secas são uma excelente fonte de magnésio. Elas podem ser provados de várias maneiras: puro como uma sobremesa leve e rápida, ou adicionado em bolos, saladas de frutas e biscoitos, também como substituto do açúcar.

Cacau e magnésio

O cacau é uma fonte de ferro para considerar, igualmente adicionado ao café para melhorar o sabor e dar o magnésio valioso. Além disso, também é rico em ferro e ajuda em caso de fadiga e desconcentração. Podemos, portanto, tratar-nos do chocolate, desde que não seja adoçado e tenha uma alta porcentagem de cacau amargo.

Soja e magnésio

Brotos de feijão e farelo de soja são alimentos importantes para manter o seu nível de magnésio sob controlo. Em especial, os brotos de feijão contêm muito magnésio e são fáceis de cultivar em casa; basta ter sementes e um broto.

Salada e magnésio

Uma maneira realmente fácil de reunir diferentes alimentos ricos em magnésio é preparar a salada clássica com os seus ingredientes favoritos para adicionar brotos de feijão, sementes de abóbora e endro, mas também tâmaras e figos secos. Confortável para transportar para o trabalho, leve e pouco exigente do ponto de vista digestivo. Você tenta?

As propriedades do magnésio

magnésio é importante para a boa saúde do sistema nervoso e é essencial para obter o seu preenchimento de energia através do metabolismo dos lipídios, carboidratos e proteínas.

Em particular, o magnésio relaxa e acalma os nervos, reduzindo a secreção de adrenalina. Por esse motivo, é um remédio eficaz para aliviar cãibras e relaxar a tensão, mesmo no caso de dores de cabeçataquicardia e intestinos irritáveis.

magnésio produz energia, portanto, lembre-se de introduzir particularmente em períodos de fadiga e stress. Combinado com uma dieta variada e equilibrada, nos fará superar os períodos mais exigentes, sem a necessidade de recorrer a outros suplementos, às vezes menos seguros. Pode também encontrar combinado, na forma de suplemento, com uma mistura de vitaminas e minerais, como o potássio.

Por último, mas não menos importante, o magnésio é útil para consolidar a formação e o crescimento ósseo. É por isso que é importante tomá-lo mesmo em tenra idade para evitar doenças futuras relacionadas à deficiência desse mineral.

Exigência diária de magnésio

ingestão diária recomendada de magnésio é de aproximadamente 6 mg/kg de peso corporal. Mulheres grávidas e crianças necessitam de uma dose mais alta de 10 a 15 mg. Devemos considerar que a necessidade de magnésio é variável, pois é influenciada pela quantidade de proteína, fósforo, cálcio e vitamina D presente na nossa dieta. No caso de um alto nível de colesterol no sangue, a necessidade aumenta proporcionalmente.

Deficiência de magnésio: quais são os sintomas?

Cãibras e espasmos musculares: estes são os sintomas mais evidentes que ocorrem quando o tecido muscular tende a endurecer, causando contrações musculares.

Depressão e ansiedade: podemos atribuir essas manifestações a outras causas, mas o magnésio demonstrou ter um impacto importante na saúde mental. A apatia também pode ser um sintoma de deficiência de potássio, associada a ansiedade e depressão.

Problemas hormonais: quanto mais baixos os níveis de magnésio, maiores os valores de progesterona e estrogénio. Não é incomum que mulheres com deficiência de potássio sofram cãibras musculares e sintomas pré-menstruais mais pronunciados e dolorosos.

Distúrbios do sono: os problemas do sono relacionados à deficiência de magnésio também são um sintoma do enrijecimento do corpo. O magnésio ajuda a relaxar o corpo e a mente, melhorando a qualidade do sono.

Fonte: Zarllor

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/10/28/anvisa-estende-prazo-de-consulta-publica-sobre-servicos-farmaceuticos/

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