Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Mais rápido e barato, teste de Covid-19 desenvolvido pela UFG começa a ser aplicado por laboratório em Goiânia

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Um teste de covid-19 desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) já está sendo usado por um laboratório de Goiânia desde a semana passada. Segundo a coordenação do projeto, ele custa R$ 145, metade do preço do RT-PCR, que é o mais usado, e o resultado fica pronto em torno de 4 horas.

O G1 pediu posicionamento para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre a autorização para uso e comércio do teste e aguarda retorno.

O teste é chamado de RT-LAMP e foi desenvolvido depois de quase um ano de pesquisa. A coleta é feita com amostra de secreção do nariz, da mesma forma que o RT-PCR, considerado o teste mais eficiente para se detectar a Covid-19.

Enquanto a maoria dos laboratórios demoram entre 24 horas e 48 horas para entregar os resultados, o resultado do RT-LAMP fica pronto em torno de 4 horas, segundo a coordenadora do projeto na UFG, Gabriela Duarte.

A professora diz que o teste não foi validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas tem autorização da agência para ser usado por causa da forma como foi produzido.

‘A Anvisa tem as regulações próprias que permitem o desenvolvimento do que a gente chama de metodologia in house, ou seja, são metodologias próprias que podem ser usadas em diagnóstico. Esse teste passou por uma robusta validação, com mais de 500 pessoas testadas, comparado o RT-LAMP com o PCR, e tivemos uma concordância de 95% nos resultados”, explica a professora.

Repasse de tecnologia

Como forma de repassar o teste à população por um preço mais acessível, a UFG abriu um edital de licitação para a transferência gratuita de tecnologia. Cinco laboratórios assinaram o acordo para produzir o teste.

Desde o começa da semana passada, um laboratório na capital já está vendendo e aplicando o teste produzido em três unidades. Para dar conta da demanda, foi preciso ampliar a estrutura.

“A cada dia que passa, a gente nota que a demanda está sendo maior. O laboratório passou por mudanças e as salas são específicas, por isso fizemos uma reorganização para construir novas salas”, comentou a biomédica Ana Claudia Gomes Tonetti.

“A cada dia que passa, a gente nota que a demanda está sendo maior. O laboratório passou por mudanças e as salas são específicas, por isso fizemos uma reorganização para construir novas salas”, comentou a biomédica Ana Claudia Gomes Tonetti.

Fonte: G1.Globo

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/ans-autorizacao-para-teste-de-covid-19-rt-pcr-deve-ser-imediata/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress