O maior canal de informação do setor

Marcas brasileiras de cosméticos se preocupam com as gestantes

194

No último dia 15 de agosto, as redes sociais no Brasil foram tomadas por imagens de mulheres grávidas. Mais do que uma exibição de barrigas, o Dia da Gestante dá visibilidade para as mulheres nessa fase de vida tão especial, cheia de mudanças e de necessidades específicas, principalmente quando falamos do cuidado com a pele.

Veja também: Perfumaria e cosméticos fecham semestre aquém do esperado: alta de 4%

Quando ficou grávida pela primeira vez, há oito anos, a dermatologista Thais Barros relata que, apesar da sua experiência profissional, teve dificuldades de cuidar de sua pele. ‘As gestantes estão no limbo do mercado de beleza’, diz. Do seu desafio em encontrar produtos seguros e adequados às demandas da pele durante a gestação, surgiu a ideia de criar a Gestar Organics.

Siga nosso Instagram

Lançada há poucos meses, a marca propõe uma rotina simples de cuidado com a pele em cada fase da gravidez, com fórmulas que aliam ingredientes naturais da diversidade brasileiras e ativos como esqualano, vitamina C e ácido hialurônico. ‘Encontramos uma lacuna no mercado de cosméticos de alta performance e hoje somos a primeira marca brasileira de skincare com foco exclusivo na pele das tentantes, gestantes e lactantes’, afirma Barros, diretora técnica da empresa, que em breve deve estrear nas categorias de proteção solar e cuidados com os pés.

Outra marca para gestantes que chegou recentemente ao mercado foi a Gestcare, criada pela Ellementti Dermocosméticos em parceria com a obstetra Mariana Rosario. ‘Após pesquisa de mercado, observamos que existem poucos produtos destinados à gestante no Brasil. Abraçamos esse nicho’, diz Fernanda Chauvin, CEO da Ellementti Dermocosméticos.

Responsável pelo desenvolvimento da linha Gestcare, ela ressalta a importância da segurança dos cosméticos para o uso das gestantes. ‘Alguns ingredientes são xenobióticos e/ou disruptores hormonais, com tendência maior a causar alergias e sensibilidades. Na gestação, é preciso evitá-los, bem como os corantes, fragrâncias artificiais e alguns conservantes, como os parabenos’.

A linha traz nove produtos para o cuidado do rosto e corpo, sendo também indicados para as tentantes e lactantes. A CEO conta que o portfólio deve aumentar em breve e não descarta a possibilidade de ampliar o seu público. ‘Entendemos que o cuidado com a pele acontece em todas as fases da vida. Assim, podemos expandir também para outros nichos, como os recém-nascidos’, revela Chauvin.

Esse foi o caminho traçado pela Souvie. Fundada em 2015, com foco em gestantes, logo lançou produtos para bebês e atualmente conta com cerca de 80 produtos para todas as fases da vida, das crianças aos idosos. ‘Acreditamos que iniciar a marca com soluções para a mulher durante a gravidez faria sentido, pois é ali onde tudo começa’, diz a sócia-fundadora Caroline Villar.

Ela conta que fabricar produtos exclusivamente para gestantes não era o objetivo da Souvie a longo prazo, mas que considera economicamente viável uma marca se manter no mercado com poucos produtos. ‘A diversificação de linhas não é a regra para garantia de sucesso’, diz Villar. A linha Materna representa até hoje aproximadamente 30% da produção e faturamento da Souvie.

Quem percorreu o caminho inverso nesse mercado foi a Mustela. Desde os anos 1950 especializada no cuidado infantil, a marca apresentou há cerca de cinco anos a linha Maternité, com dermocosméticos voltados à hidratação da pele durante a gestação e o pós-parto, para prevenir e corrigir estrias. ‘A Mustela tem o propósito de ajudar as famílias no dia a dia. Neste momento tão importante e intenso que é a gestação, o cuidado com a pele da mulher não deve ficar de lado’, afirma Wellington Santos, gerente geral da Mustela Brasil.

Além de incluir recentemente no portfólio um creme para estrias sem perfume, a marca acaba de lançar a linha Bios, com produtos orgânicos e sem perfume, que podem ser utilizados por toda a família, incluindo gestantes e recém-nascidos.

Fonte: Brazil Beauty News

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação