Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Marcas de álcool em gel: como escolher?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O álcool em gel virou um acessório indispensável em nosso dia a dia. E como tudo que compramos, sempre queremos escolher as melhores marcas e

O álcool em gel virou um acessório indispensável em nosso dia a dia. E como tudo que compramos, sempre queremos escolher as melhores marcas e produtos. O quesito de “melhor” pode variar. Podemos falar de custo-benefício, embalagem e até mesmo se há algum composto diferente, como uma fragrância ou hidratante.

Veja também: Mapa e Fiocruz identificam 26 produtos da biodiversidade com potencial de mercado

Apesar dessas questões, existem certos pontos indispensáveis na hora de escolher as marcas de álcool em gel.

Siga nosso Instagram

Inmetro

Apesar de uma marca de álcool em gel, para ser vendida no grande varejo, precisar de certificação do Inmetro, você pode ainda acabar encontrando produtos que o instituto não certificou.

Esses produtos não certificados usualmente são comercializados por ambulantes ou pela internet. Por isso, sempre cheque a embalagem em busca do selo.

Um fato importante a ser lembrado é que o Inmetro não garante a qualidade do produto e sim da embalagem. Possuir o selo do instituto significa que todas as informações necessárias foram prestadas na embalagem. Para a qualidade do álcool em gel, veja o segundo ponto.

Álcool em gel aprovado pela Anvisa

A Anvisa regula todos os produtos químicos, alimentares e farmacêuticos comercializados no país. Com as marcas de álcool em gel não é diferente. Mas a exemplo do Inmetro, há quem comercialize sem o aval da agência.

Nunca adquira esse produto sem a aprovação da Anvisa. Esse álcool em gel é falsificado e, além de poder ser ineficaz, pode causar lesões e alergias na pele.

Diferentemente do Inmetro, não há um selo que mostre ao público que o produto foi liberado pela Anvisa. Para ter essa informação, você deve visitar o site da agência e fazer uma pesquisa.

É a Anvisa quem certifica a qualidade, segurança e eficácia das marcas de álcool em gel.

Comprando álcool em gel com três sentidos

Além das certificações, algumas sensações que o usuário tem ao utilizar o produto também podem ser forte indicador da qualidade do álcool em gel. Cheiro, tato e visão ajudam na escolha.

Sabe aquele álcool em gel grudento? Isso se deve ao espessante utilizado na produção. Houve sim uma falta de matéria-prima no começo da pandemia, mas hoje esse problema já foi resolvido. Apesar de alguns insumos que geram essa sensação terem recebido o aval da Anvisa e não interferirem na qualidade do produto, outros não atendem a essas especificações. Por isso, se possível, evite.

Já outros detalhes, como cheiro e aparência, não interferem diretamente na qualidade, mas podem indicar o uso de matérias-primas mais baratas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress