Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Marcas de HPC são maioria entre as 20 mais fortes do país

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

O segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) está entre os líderes de indicações na pesquisa que mediu as marcas mais fortes em atuação no Brasil, produzida pelo grupo WPP e pela Kantar, em parceria com a revista IstoÉ Dinheiro. No estudo, que completou 13 edições neste ano, o setor ocupa seis das 20 posições no ranking, com presença equivalente ao de alimentos & bebidas.

Três marcas de HPC figuram pela primeira vez no Top 20 – O Boticário, Natura e Listerine, que se juntam a Colgate, Oral-B e Gillette, as únicas representantes no estudo de 2018. Em média, elas apresentaram um índice de força de marca de 73,5, de um total de 100. O Dorflex é outro produto presente nas farmácias e drogarias que também aparece na pesquisa. Veja abaixo a relação completa.

Com versões globais e regionais, o levantamento considera o poder de influência da marca no processo de decisão de compra, a partir de entrevistas com mais de 3,7 milhões de consumidores. São levados em conta aspectos como a capacidade de gerar conexões emocionais mais significativas, a habilidade para se diferenciar de outros nomes da mesma categoria e a facilidade de se converter na primeira opção dentro de um grupo de produtos similares.

 

Em alta no canal farma

O setor também está em alta nas prateleiras das farmácias e drogarias. De acordo com a Abrafarma, que representa as maiores redes do varejo farmacêutico nacional, o comércio dos chamados não medicamentos voltou a crescer dois dígitos, depois de dois anos consecutivos com aumentos inferiores a 5%. O movimento foi de R$ 4,07 bilhões no primeiro trimestre, 10,64% a mais em relação ao mesmo período de janeiro a março do ano passado.

# Marca Índice de força de marca Variação sobre 2018
1 Google 100 1
2 Apple 99 7
3 Heineken 84 9
4 Samsung 82 6
5 Colgate 81 1
6 Facebook 81 -5
7 Coca-Cola 80 -2
8 Omo 77 -5
9 Guaraná Antarctica 77 2
10 Ruffles 77 4
11 Nike 74 9
12 Oral-B 73 -5
13 Gillette 73 3
14 O Boticário 73 Nova
15 Adidas 72 Nova
16 McDonald’s 72 -1
17 Cacau Show 72 Nova
18 Natura 71 Nova
19 Dorflex 70 -1
20 Listerine 70 Nova

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/06/06/mercado-de-cosmeticos-cresce-apesar-da-crise/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress