O maior canal de informação do setor

Marcas de HPC são maioria entre as 20 mais fortes do país

5.618

Marcas de HPC são maioria entre as 20 mais fortes do país

O segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) está entre os líderes de indicações na pesquisa que mediu as marcas mais fortes em atuação no Brasil, produzida pelo grupo WPP e pela Kantar, em parceria com a revista IstoÉ Dinheiro. No estudo, que completou 13 edições neste ano, o setor ocupa seis das 20 posições no ranking, com presença equivalente ao de alimentos & bebidas.

Três marcas de HPC figuram pela primeira vez no Top 20 – O Boticário, Natura e Listerine, que se juntam a Colgate, Oral-B e Gillette, as únicas representantes no estudo de 2018. Em média, elas apresentaram um índice de força de marca de 73,5, de um total de 100. O Dorflex é outro produto presente nas farmácias e drogarias que também aparece na pesquisa. Veja abaixo a relação completa.

Com versões globais e regionais, o levantamento considera o poder de influência da marca no processo de decisão de compra, a partir de entrevistas com mais de 3,7 milhões de consumidores. São levados em conta aspectos como a capacidade de gerar conexões emocionais mais significativas, a habilidade para se diferenciar de outros nomes da mesma categoria e a facilidade de se converter na primeira opção dentro de um grupo de produtos similares.

 

Em alta no canal farma

O setor também está em alta nas prateleiras das farmácias e drogarias. De acordo com a Abrafarma, que representa as maiores redes do varejo farmacêutico nacional, o comércio dos chamados não medicamentos voltou a crescer dois dígitos, depois de dois anos consecutivos com aumentos inferiores a 5%. O movimento foi de R$ 4,07 bilhões no primeiro trimestre, 10,64% a mais em relação ao mesmo período de janeiro a março do ano passado.

# Marca Índice de força de marca Variação sobre 2018
1 Google 100 1
2 Apple 99 7
3 Heineken 84 9
4 Samsung 82 6
5 Colgate 81 1
6 Facebook 81 -5
7 Coca-Cola 80 -2
8 Omo 77 -5
9 Guaraná Antarctica 77 2
10 Ruffles 77 4
11 Nike 74 9
12 Oral-B 73 -5
13 Gillette 73 3
14 O Boticário 73 Nova
15 Adidas 72 Nova
16 McDonald’s 72 -1
17 Cacau Show 72 Nova
18 Natura 71 Nova
19 Dorflex 70 -1
20 Listerine 70 Nova

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/06/06/mercado-de-cosmeticos-cresce-apesar-da-crise/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação