fbpx
O maior canal de informação do setor

Medicamentos especiais têm aumento de 0,64% em fevereiro

278

Medicamentos especiais têm aumento de 0,64% em fevereiro

De acordo com o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), os medicamentos especiais tiveram uma alta de 0,64% no último mês, em comparação com janeiro.

Veja também: Setor aplaude plano da Anvisa de acelerar registro de medicamentos

O levantamento é realizado pela Fipe, em parceria com a Bionexo. Esse é o terceiro mês seguido de alta. O acumulado de 2022 aponta uma variação de +0,91%.

Siga nosso Instagram

Apesar de já apresentar um avanço, o aumento nos medicamentos especiais no ano ainda é menor do que a inflação acumulada do mês de fevereiro. O IPCA e IGP-M para o período ficaram, respectivamente, em 1,01% e 1,83%.

Para Rafael Barbosa, CEO da Bionexo, o cenário está estável. “Apesar do ligeiro avanço do índice nos últimos meses, não houve oscilação expressiva. Os resultados recentes do IPM-H reforçam o cenário de estabilização que vem ocorrendo desde o fim do ano passado”, avalia.

As categorias de medicamentos especiais mais afetadas

Segundo o IPM-H, as categorias de medicamentos especiais que apresentaram um encarecimento mais expressivo foram:

  • Sistema nervoso (8,1%)
  • Preparados hormonas (2,3%)
  • Sangue e órgãos hematopoiéticos (1,74%)
  • Aparelho geniturinário (0,86%)
  • Imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (0,86%)
  • Órgãos sensitivos (0,67%)

Apesar da tendência de avanço, alguns grupos apresentaram retração:

  • Anti-infecciosos gerais para uso sistêmico (-3,31%)
  • Aparelho respiratório (-1,62%)
  • Aparelho digestivo e metabolismo (-1,19%)
  • Sistema musculoesqulético (-0,65%)
  • Agentes antineoplásicos (-0,64%)
  • Aparelho cardiovascular (-0,64%)

No período de 12 meses (fevereiro/21 a fevereiro/22), a alta é de 5,77%. Nesse contexto, os preparados hormonais e os medicamentos para sangue e órgãos hematopoiéticos são os que mais puxam esse aumento, ambos com avanço acima da casa dos 20%.

Historicamente, a oscilação mensal do IPM-H em fevereiro/22 foi pouco superior à média histórica de 2015 para frente. O único ano no período a registrar uma variação maior no mês foi em 2020, com 1,70% de elevação.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação