Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Entidades pedem mais doações de medicamentos para o Rio Grande do Sul

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

medicamentos para o Rio Grande do Sul
Foto: Freepik

A necessidade de ampliar as doações de medicamentos para o Rio Grande do Sul uniu entidades do mercado farmacêutico local, como a Associação de Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Afargs), o Conselho Regional de Farmácia do Estado (CRF-RS) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A associação e os conselhos firmaram uma parceria com a faculdade de farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com o objetivo de colaborar no abastecimento do Centro de Distribuição (CD) de Medicamentos da Prefeitura de Porto Alegre.

O CD está sendo instalado no 8º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro, sediado na capital gaúcha.

Além de medicamentos para o Rio Grande do Sul, CD requer infraestrutura

De acordo com as entidades e universidades envolvidas, além de mais medicamentos para o Rio Grande do Sul, é necessário equipar o centro de distribuição com os seguintes itens:

  • Estações de trabalho intermediário (5) com processador Core I5, memória DDR4 de no mínimo 8GB, armazenamento interno SSD de no mínimo 256 GB, com monitor, notebook portátil
  • Estantes de aço com pintura epóxi cinza (5) e prateleiras para estoque (5)
  • Pallets vazados em plástico polietileno ou polipropileno (120) em cor preta, com medidas aproximadas de 1,00 x 1,20 x 0,15 m. Capacidade estática e dinâmica mínima de 1,5 tonelada
  • Paleteiras hidráulicas manuais (6) com capacidade de caga de 2.500 kg a 3.000 kg; peso médio de 68 kg; comprimento útil dos garfos de 1.000 a 1.150 mm; largura interna dos garfos de 530 a 680 mm; comprimento total entre 1.360 e 1.570 mm; altura total 1.215 mm; altura dos garfos elevados 200 mm; altura dos garfos abaixados 80 mm; curso total 120 mm; rodas de nylon ou poliuretano; roda direcional de 170×50 mm com rolamento de blindagem dupla; rodagem de carga simples ou tandem; roda simples de 80×100 mm com rolamento de blindagem dupla, roda tandem de 80×74 mm com rolamento de blindagem dupla sistema de giro com rolamento axial

As empresas envolvidas também solicitam a doação de EPIs e insumos gerais de saúde, como luvas, jalecos, descarpack, seringas, agulhas, cateteres, toucas, face shield e botas de borracha.

Testes rápidos também podem ser doados 

O Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas da FACFAR UFRGS também recebe a doação de exames e testes rápidos, principalmente aqueles direta ou indiretamente relacionados às doenças:

  • Chikungunya
  • Covid-19
  • Dengue
  • Influenza
  • Leptospirose
  • Zika

Lista de doações é atualizada 

Por meio do link, os interessados podem checar a lista atualizada de matérias e medicamentos que necessitam de doação. Antes de fornecer os insumos, as entidades pedem que um e-mail indicando a possibilidade de doação seja enviado para afpadoacao@gmail.com.

Caso haja interesse em realizar doações financeiras, o pix da Afargs é o CNPJ 87029609/0001-71.

 Varejo, indústria e conselhos unidos 

Desde o começo da crise no Rio Grande do Sul, o mercado farmacêutico tem agido para diminuir as perdas e auxiliar os mais necessitados. Você pode conferir aqui um copilado das principais ações realizadas pelo setor.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress