Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Mau uso da infiltração está abreviando a carreira dos atletas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Ortopedista alagoano, Eduardo Lima Barbosa explica que prática indiscriminada pode mascarar dor e agravar lesão email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por GloboEsporte.com, Maceió

07/03/2018 08h08 Atualizado há menos de 1 minuto

A agenda é apertada. Competição atrás de competição, não é raro ter jogo três vezes na semana. Além do calendário cheio, é preciso ter boa forma, preparo físico. Mas em um esporte de contato como o futebol, fica difícil disputar tantos campeonatos mantendo o rendimento e, ainda assim, não se lesionar. Para aliviar as dores e não perder os jogos, muitos atletas se submetem à prática de infiltração, que é quando o médico aplica uma injeção com medicamento, geralmente corticoide e anestésico, para amenizar a dor. A prática é comum na traumatologia esportiva, mas pode ter seus riscos. O GloboEsporte.com conversou com o ortopedista e médico do exercício e do esporte, Eduardo Lima Barbosa, que falou sobre os benefícios da infiltração e também os prejuízos para os atletas que abusam da prática.

– A infiltração é um método válido para algumas patologias que envolvem dor articular localizada. Antigamente havia apenas infiltração com corticoide, hoje as infiltrações são mais modernas, com ácido hialurônico. Mas até hoje a mais conhecida é a base de corticoide mesmo, e ela basicamente tem uma função anti-inflamatória no local – comentou o ortopedista da Unimed Maceió.

Barbosa também fez um alerta importante aos atletas.

– É uma questão basicamente de conscientização. A carreira de atleta é curta. Ao jogar infiltrado, ele está abreviando a carreira dele. Então, se ele conscientizar que é melhor parar, até perder uma temporada, se necessário, para se tratar de maneira correta ele vai voltar bem e vai poder viver do esporte por muito mais tempo.

Em muitos casos a infiltração é necessária. De acordo com o ortopedista, ela é uma ótima opção para tratar a dor, principalmente na fase aguda, mas é preciso que o atleta tenha repouso.

– Recomenda-se justamente o que o pessoal não faz na prática quando joga futebol, que é repousar. Para o medicamento fazer efeito é preciso que o atleta repouse após a infiltração. O ideal é repousar pelo menos três dias para só depois voltar a treinar. Mesmo assim, tem que ser um treinamento mais leve. Não pode tomar infiltração e jogar ou treinar pesado. Tem que ter repouso.

Eduardo conta que as pesquisas têm avançado e que já é possível fazer infiltração com ácido hialurônico, que além de aliviar a dor, cria uma espécie de película protetora para atrasar a progressão da osteoartrite/artrose em algumas articulações.

– A indústria farmacêutica está trabalhando em umas pesquisas mais avançadas de infiltração de viscosuplementação (ácido hialurônico). O que isso promove? O paciente que estiver com uma má lubrificação da articulação, quando por patologia o paciente tem perda dessa lubrificação essa infiltração promoveria uma melhor lubrificação na cartilagem e promoveria uma reação da cartilagem para que ela se regenerasse. Quando bem feita, bem indicada, e com poucas repetições, essa infiltração não promove efeito colateral. Já o corticoide, quando repetido, vai gerar efeito colateral em quase 100% dos casos – alerta o ortopedista.

Fonte: Globo Esporte

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress