Mercado farmacêutico da América Latina


O Brasil detém a liderança absoluta no mercado farmacêutico da América Latina, com 42% do faturamento total da indústria em 2024. Os dados consideram a receita em dólares, que totalizou US$ 93,1 bilhões (cerca de R$ 528 bilhões) no continente. Deste montante, US$ 39,4 bi (R$ 223 bilhões) foram oriundos das fabricantes presentes em território nacional.
O país está US$ 20 bilhões (R$ 113 bi) à frente do vice-líder México e da terceira colocada Argentina. As três nações respondem por 74% do volume de negócios.
Mercado farmacêutico da América Latina em 2024
(vendas em bilhões de US$ e share % – varejo + canal institucional)

TOTAL 2024: US$ 93,1 BILHÕES
Alta recorde do mercado farmacêutico da América Latina
Na comparação com os últimos dois anos, o mercado farmacêutico da América Latina teve 23% de crescimento a taxas de câmbio constantes. A evolução no ano anterior foi de 12,4%.
Crescimento do mercado farmacêutico da América Latina
(em bilhões de US$)

Argentina é o país que mais cresce
O Brasil segue como principal motor do mercado farmacêutico da América Latina, em função do número de habitantes e a população idosa em alta, além da acessibilidade do sistema público em relação a outros mercados.
Mas é a Argentina que sustenta a maior evolução percentual média dos últimos três anos, por conta da própria desvalorização do peso frente ao dólar e da migração do consumo para lojas de bairro a partir de pandemia deu sobrevida às farmácias independentes, majoritárias no país.
Os 5 países da América Latina com maior avanço em 3 anos
(margens médias de crescimento em %)
