O maior canal de informação do setor

Minas negocia produção de vacina própria contra a Covid-19, segundo Baccheretti

168

Nesta segunda-feira (28), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti afirmou, durante sua participação na Assembleia Fiscaliza, que os acordo com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e um laboratório americano estão adiantados, visando a fabricação de uma vacina contra Covid-19 pela Funed. Segundo Bacchereti, o contrato de transferência de tecnologia já está em análise final na Advocacia Geral do Estado (AGE).

Veja também: Queiroga recebeu representante da CanSino junto com Barros e sem registro

Junto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Funed já vem trabalhando na produção de uma nova vacina. Além disso, segundo o secretário, essas tratativas com um laboratório internacional seriam para oferecer independência na produção de vacinas no Estado, pensando em novos surtos e na necessidade de novas campanhas de vacinação nos próximos anos.

Siga nosso Instagram

Ainda de acordo com Baccheretti, a tecnologia em negociação é muito parecida com a da Pfizer. O secretário também afirmou que no acordo com a Vale pela reparação por Brumadinho, está previsto aporte financeiro para a instituição. O laboratório americano em questão se chama Covax, com fábrica em Taiwan, mas vai mudar de nome. O pré está em fase final de avaliação jurídica para que o estado consiga avançar na assinatura do contrato com transferência de tecnologia.

O chefe da Saúde Estadual afirmou que ainda não se sabe se, em 2022, será necessário apenas uma dose de reforço, ou aplicação de duas doses novamente. Segundo ele, nessa perspectiva, o Estado trabalha na produção da vacina própria, seja nos estudos entre Funed e UFMG e também na transferência de tecnologia de laboratório internacionais.

Além disso, o secretário afirmou que o governo do Estado já enviou à Anvisa pedido de autorização para a compra emergencial da Sputnik para 1% da população de Minas Gerais, que são cerca de 200 mil doses.

Fonte: Jornal da Manhã – Uberaba

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação