O maior canal de informação do setor

Morre Galliano Billi, fundador da Eurofarma

5.384

Faleceu neste domingo (1º/3), o grande empresário e líder da indústria farmacêutica Galliano Billi. O Sindusfarma se associa à dor da família e dos funcionários da Eurofarma pela perda irreparável. Em 2016, Galliano Billi foi homenageado pelo Sindusfarma e escolhido como primeiro patrono do Prêmio Sindusfarma de Qualidade (ver textos abaixo).

O grande empresário e líder da indústria farmacêutica Galliano Billi, fundador da Eurofarma

Leia a nota emitida pela Eurofarma:

Nota de pesar – Adeus a Galliano Billi

É com grande pesar e um sentimento de perda irreparável que o Grupo Eurofarma comunica o falecimento de seu fundador, Galliano Billi, aos 94 anos, na cidade de São Paulo, neste domingo, 1º de março.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/?hl=pt-br

Dr. Billi, como todos tratavam respeitosamente, despede-se dos familiares e do convívio do grupo que fundou, em 1972, mas sua história, ensinamentos e sonhos para sempre permanecerão na busca por um futuro melhor. Fica o agradecimento pela dedicação e paixão com que conduziu a Eurofarma ao patamar de destaque que a empresa hoje ocupa e o sentimento de saudade e de sinceras condolências à família e amigos.

Tão logo tenhamos as informações de data e horário da missa de 7º dia, compartilharemos com todos.

Uma história de dedicação 

Filho de Nello Billi e Zaira Romanini, italiano da cidade de Panicale, na região de Umbria, município de Perugia, Galliano nasceu em 12 de março de 1926.

Com o fim da guerra, e sendo o único de cinco irmãos a cursar uma faculdade, formou-se em Química, na Universidade de Bolonha, em 1953. Durante o período universitário, conheceu aquela que seria sua esposa, Maria Teresa Caselli Billi. Em 1957, se casaram na Itália e, pouco tempo depois, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades. Aqui tiveram seus três filhos, Maurizio, Mauro e Malvia.

Em 1972, após 16 anos trabalhando para os laboratórios Lepetit e Richter como respeitado executivo da área industrial, Galliano finalmente conseguiu dar início ao grande sonho de sua vida: construir a própria empresa. Dotado de notória capacidade empreendedora e de um senso visionário poucas vezes visto, Galliano iniciou sua vida empresarial a partir de um pequeno laboratório na região de Interlagos que atualmente abriga o Instituto Eurofarma, braço social da empresa.

Foi adquirindo e reformando máquinas de segunda mão, muitas vezes garimpadas no ferro-velho, que nasceu a Billi Farmacêutica, primeira empresa do Grupo Eurofarma. Na época, e aproveitando a expertise do fundador no ramo de medicamentos, a empresa foi criada para oferecer serviços de produção para outras farmacêuticas. Uma atividade completamente inovadora para o setor e que deu origem ao que hoje chamamos de terceirização.

Desde então, a companhia cresceu muito. Adquiriu muitas empresas e produtos, diversificou suas atividades, ingressou nos principais segmentos da indústria farmacêutica e manteve firme sua vocação para tornar-se grande e reconhecida. Na década de 90 passou a adotar a marca guarda-chuva Eurofarma. Nesta trajetória de conquistas, a empresa passou por inúmeras adversidades e desafios, mas nunca se desviou um milímetro de seus valores, princípios éticos, e da ambição de crescer e compartilhar ganhos com colaboradores e sociedade.

No final da década de 90 e início dos anos 2000, Galliano Billi afastou-se do comando da empresa por problemas de saúde, quando então foi sucedido por Maurizio Billi.

Mesmo não exercendo funções executivas desde então, Galliano nunca se afastou dos negócios e esteve presente na empresa praticamente todos os dias, apoiando as decisões e mantendo viva as raízes e o espírito empreendedor e vanguardista que permeiam as atividades do Grupo Eurofarma.

 

Galliano Billi é o primeiro patrono do Prêmio Sindusfarma de Qualidade

10/05/2016 – No ano de sua 20ª edição, o Prêmio Sindusfarma de Qualidade instituiu a figura do patrono, que vai homenagear, a cada cerimônia, uma personalidade do setor cuja trajetória está ligada à qualidade e ao aprimoramento das Boas Práticas de Fabricação.

Assim, o Sindusfarma vai destacar e fazer justiça aos empreendedores e profissionais que, nas últimas décadas, contribuíram para elevar os padrões da indústria farmacêutica no país.

“Pelo exemplo de suas realizações, cada patrono será uma fonte de inspiração permanente, para que a chama da Qualidade na cadeia produtiva farmacêutica nunca se apague”, explica Cleiton de Castro Marques, presidente do Sindusfarma.

Como primeiro patrono foi escolhido o fundador do laboratório Eurofarma, o engenheiro químico Galliano Billi, que tem um traço marcante em seu perfil de empresário: o zelo quase obsessivo pela excelência em todas as etapas de produção de medicamentos.

Arrojado e visionário, ele foi o grande responsável pela introdução no Brasil da terceirização nos processos industriais, em 1972. Nestes 44 anos, os valores de Galliano Billi, seus altos padrões de qualidade e sua capacidade de enxergar o futuro orientaram a empresa, contribuindo para o seu sucesso.

Na abertura da cerimônia de entrega do Prêmio Sindusfarma de Qualidade 2016, Cleiton deu o seguinte depoimento sobre Galliano Billi.

“Galliano sintetiza o que há de melhor na indústria farmacêutica”

Não poderia ser mais apropriada a escolha de Galliano Billi para inaugurar a galeria de patronos do Prêmio Sindusfarma de Qualidade.

Galliano Billi preenche este perfil e muito mais.

Pois, além de sua preocupação em atingir a perfeição, o Dr. Billi sintetiza o que há de melhor na indústria farmacêutica: ousadia, visão de futuro e comprometimento absoluto com a excelência.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/03/05/panvel-muda-estrategia-na-bolsa-e-planeja-500-novas-lojas/

Quanta perseverança e talento deste jovem químico, formado pela Universidade de Bolonha, na Itália, ao desembarcar com a esposa no Porto de Santos, em 1957, deixando para trás um país abalado pela Segunda Guerra Mundial, para em pouco tempo iniciar uma brilhante carreira na indústria farmacêutica brasileira.

Profissional de sucesso. Empresário audacioso, que no início da década de 1970 funda a Billi Farmacêutica, que deu origem à Eurofarma.

E o que dizer de seu pioneirismo. Precursor da terceirização em todas as etapas de fabricação de medicamentos. Introdutor e disseminador do processo de liofilização no Brasil.

Tantas e tão duradouras realizações, com um denominador comum: Qualidade acima de tudo.

É, portanto, com muita honra que, em nome do Sindusfarma, rendo minhas homenagens a Galliano Billi e seu legado, que o filho Maurizio vem perpetuando com admirável dedicação e competência.

Cleiton de Castro Marques, 09/05/2016

Nota da Eurofarma na integra

É com grande pesar e um sentimento de perda irreparável, que comunicamos o falecimento de nosso fundador, Galliano Billi, neste domingo, 1º de março.

Filho de Nello Billi e Zaira Romanini, italiano da cidade de Panicale, na Umbria, Galliano nasceu em 12 de março de 1926. Sempre muito seguro de seus ideais, aos 17 anos fugiu de casa para defender a Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o fim da guerra, e sendo o único de cinco irmãos a cursar uma faculdade, formou-se em Química Industrial na Universidade de Bolonha, em 1953. Durante o período universitário conheceu aquela que seria sua esposa, Maria Teresa Caselli Billi.

Em 1957, Galliano e Maria Teresa se casaram na Itália e, pouco tempo depois, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades. Aqui tiveram seus três filhos, Maurizio, Mauro e Malvia.

Após 16 anos trabalhando para os laboratórios Lepetit e Richter como um respeitado executivo industrial, em 1972 Galliano finalmente conseguiu dar início ao grande sonho de sua vida: construir a própria empresa. Dotado de notória capacidade empreendedora e de um senso visionário poucas vezes visto, iniciou sua vida empresarial a partir de um pequeno laboratório em Interlagos, que atualmente abriga o Instituto Eurofarma, braço social da empresa.

Foi adquirindo e reformando máquinas de segunda mão, muitas vezes garimpadas no ferro-velho, que nasceu a Billi Farmacêutica, primeira empresa do Grupo Eurofarma. À época, e aproveitando sua expertise no setor de medicamentos, a empresa foi criada para oferecer serviços de produção para outras farmacêuticas; uma atividade completamente inovadora para o setor e que deu origem ao que hoje chamamos de terceirização.

Desde então a empresa cresceu muito, orgânica e inorganicamente. Adquiriu muitas empresas e produtos, diversificou suas atividades, ingressou em diferentes segmentos, manteve firme sua vocação de tornar-se grande e reconhecida. E, na década de 90 passou a adotar a marca guarda-chuva Eurofarma. Nesta trajetória de conquistas, a empresa passou por inúmeras adversidades e desafios, mas nunca se desviou um milímetro de seu objetivo e valores. Nunca abriu mão de seus princípios éticos e da ambição de tornar-se grande.

No final da década de 90 e início dos anos 2000, Galliano afastou-se por problemas de saúde e, foi então, que naturalmente seu sucessor, Maurizio Billi, assumiu o comando.

Mesmo não exercendo mais funções executivas, Galliano nunca se distanciou dos negócios, estando presente na empresa praticamente todos os dias, apoiando as decisões e mantendo viva as raízes e o espírito empreendedor e inovador que permeia as atividades da empresa.

Hoje, com 48 anos de história, a Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira, sendo a mais prescrita do Brasil, está presente em mais de 20 países e conta com mais de 7,4 mil colaboradores.

Dr. Billi, como todos o tratavam carinhosa e respeitosamente, despede-se de nosso convívio, mas permanecerá para sempre sua marca em nossa história, seus ensinamentos no nosso desenvolvimento e seus sonhos e ambições na construção do futuro que buscamos. Fica o agradecimento pela dedicação e paixão com que conduziu a Eurofarma ao patamar de destaque que a empresa hoje ocupa e o sentimento de saudade e de sinceras condolências à família e amigos.

Esperamos que o legado construído pelo Dr. Billi, com trabalho duro, honestidade e ousadia, seja lembrado e perpetuado por todas as futuras gerações.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação