fbpx
O maior canal de informação do setor

Natura reporta forte expansão de margem, apesar do aumento de custos

220

Natura reporta forte expansão de margem, apesar do aumento de custos

O lucro líquido da Natura &Co no quarto trimestre mais do que triplicou e atingiu R$ 1 bilhão em 2021, apesar das pressões de custo de curto prazo, revertendo a perda do ano anterior. O forte direcionamento do grupo à disciplina de custos permitiu um ganho de margem EBITDA de 90 pontos-base no quarto trimestre de 2021, a despeito de uma ligeira queda nas vendas no período.

Em um ambiente operacional desafiador, a companhia continuou a avançar, no trimestre, nas principais iniciativas estratégicas que impulsionarão o crescimento futuro. Um destaque importante é o progresso feito na transformação da Avon, com a implementação de seu novo modelo comercial em vários mercados-chave, tanto na América Latina como na Avon Internacional, com sinais iniciais positivos, e uma aceleração de ferramentas digitais. As sinergias planejadas estão à frente do previsto, com cerca de 50% da meta já alcançada no fim do ano, ajudando Natura &Co a compensar a inflação de matérias-primas e os efeitos desfavoráveis do câmbio.

“Nossa expectativa é que continuaremos a enfrentar desafios, principalmente no primeiro semestre de 2022. Estamos focados em entregar nossas prioridades, implementando disciplina financeira ainda mais robusta para impulsionar o crescimento lucrativo sustentável este ano e à frente”, diz o comunicado.

Cenário geopolítico

O cenário geopolítico adiciona novos desafios aos negócios da companhia, para além das disrupções nas cadeias de suprimentos, da inflação em alta, de novas restrições por conta da pandemia e do consumo enfraquecido no Brasil, que tem forte efeito sobre o mercado de CFT.

Diante da guerra na Ucrânia, a Natura &Co está suspendendo as operações de The Body Shop e Aesop na Rússia. A Avon também está suspendendo as exportações, mas continua a dar suporte às operações de venda direta de suas representantes por meio de sua planta local, fornecendo-lhes suporte financeiro. Segundo a companhia, os dois mercados são importantes para a Avon, mas representam menos de 5% da receita total do grupo.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação