As festas de fim de ano, com as reuniões junto a amigos e familiares, e a chegada das férias de verão impulsionaram o aumento na realização de testes para a detecção da Covid-19. Na última semana, a Nissei, uma das principais redes de farmácia do Brasil, registrou crescimento de 97% na procura por esse tipo de testagem, assim como na porcentagem de resultados positivos. Desde o início da pandemia, a rede já realizou mais de 300 mil testes.
Se na semana de 13 de dezembro de 2021 o resultado positivo aparecia em 3,1% dos exames realizados, no período seguinte o número foi de 7,5%. Já entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 02 de janeiro de 2022, 18,6% dos testes realizados tiveram resultado positivo, enquanto na semana do dia 03 de janeiro de 2022 a porcentagem de positivos saltou para 29,4% – praticamente três resultados positivos para cada 10 testes realizados.
“A vacinação é essencial porque evita o desenvolvimento de casos graves e óbitos, mas mesmo com a imunização é necessário seguir com cuidados como o uso de máscaras de proteção e desinfecção com álcool em gel. Nesse cenário no qual a doença ainda se faz presente, as farmácias exercem um papel muito importante no combate à Covid-19, pois muitas vezes são o primeiro agente de saúde a ser consultado pela população”, comenta o CEO da Nissei, Alexandre Maeoka. “A testagem continua sendo uma medida muito importante tanto para a conscientização quanto para a prevenção da disseminação da doença”, acrescenta.
Testes ofertados – A Nissei oferta três tipos de testes de Covid-19. Dois deles são exames rápidos, com resultado obtido em cerca de 20 minutos, sendo que um indica a presença do vírus ativo e outro mostra se há anticorpos da doença no organismo. O primeiro é o “teste de antígeno”, realizado a partir de amostra coletada do nariz do paciente com uma espécie de haste flexível (swab nasal). Esse tipo de exame é indicado para ser feito a partir do terceiro dia de sintomas.
Já o exame que verifica a presença de anticorpos no organismo é chamado de “sorológico” ou “IgG/IgM”. Nesse teste, algumas gotas de sangue são colocadas em contato com um reagente. A indicação é de que seja realizado a partir do 14° dia após aparecerem os sintomas.
Clientes da Nissei também podem realizar o exame conhecido como RT-PCR (swab nasofaríngeo), que indica a presença do patógeno nas amostras analisadas e é considerado o “padrão de referência” dos exames para a detecção do vírus. Para coletas realizadas até as 11h, o resultado é disponibilizado ao paciente até as 20h do mesmo dia, enquanto nos testes feitos entre as 11h e 17h o cliente recebe o resultado até a meia-noite.
Os testes devem ser agendados diretamente no site da Nissei: www.examesnissei.com.br.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/china-deve-liderar-mercado-farmaceutico-global/