Ícone do site Panorama Farmacêutico

Novo Sistema Lanexo da Merck vai aumentar produtividade no laboratório

Darmstadt, Alemanha —A Merck, uma das principais empresas de ciência e tecnologia, lançou hoje seu Sistema Lanexo de gestão de inventário, segurança e compliance de laboratórios (Lanexo Lab Inventory, Safety and Compliance Management System), nova solução digital de informática para laboratórios, projetada para reduzir substancialmente o uso do tempo em laboratórios e melhorar a qualidade e rastreabilidade de dados.

Veja também: Conta de luz paga por “QR code” a partir de novembro

Nosso Sistema Lanexo — com característica de primeiro no mercado — enfatiza o compromisso da empresa de promover e comercializar informática de laboratório.

Siga nosso Instagram

“Hoje, 85% dos laboratórios estão usando papel ou Excel para gerenciar dados de bens de consumo e 25% do tempo é expendido na gestão desses dados, afastando os cientistas da bancada de pesquisas”, disse o diretor de Soluções Aplicadas e Ciência da Vida da Merck, Charles Wirth. “A eficiência no laboratório é fundamental, porque ela proporciona aos cientistas mais tempo para se focar em suas pesquisas e no trabalho de analítica e menos tempo em tarefas administrativas, o que, no final as contas, resulta em desenvolvimento mais rápido de drogas. Nosso Sistema Lanexo — com característica de primeiro no mercado — enfatiza o compromisso da Merck de promover e comercializar informática de laboratório”.

Informática de laboratório é a aplicação de dados com o uso de uma plataforma de software, ferramentas e equipamentos de gestão de dados, que possibilitam a captura e a interpretação de dados para uso imediato e o seguido armazenamento para futuras pesquisas e propósitos de desenvolvimento. O mercado de informática de laboratório, que faturou $ 2,4 bilhões em 2018, deve atingir $ 5,45 bilhões até 2027, de acordo com o mais recente relatório do panorama global de mercado da Research and Markets.

A Merck é a primeira empresa a oferecer rótulos de identificação por radiofrequência (RFID – radio-frequency identification), que registram automaticamente datas de validade e calcula datas de expiração. Através dessa captura digital de dados, o Sistema Lanexo Documenta dados dos reagentes do laboratório em tempo real. O monitoramento digital do inventário, expiração e armazenamento reduz erros humanos e riscos de segurança, além de melhorar a confiabilidade e a rastreabilidade da documentação de compliance. Enfim, cada reagente, incluindo preparações internas, podem ser instantaneamente comparadas com um relatório de auditoria completo. Dentro de um fluxo de trabalho experimental, o sistema possibilita conferências fáceis das identidades dos reagentes e fornece alertas automáticos, ajudando os cientistas a evitar o uso de reagentes expirados e minimizando erros experimentais.

O Sistema Lanexo, baseado em nuvem, pode ser facilmente configurado e rapidamente integrado a fluxos de trabalho existentes no laboratório. Ele inclui aplicações móveis (Android) e na Web e foi projetado para uso em laboratórios de analítica e pesquisa altamente regulados nos setores farmacêutico, garantia de qualidade / controle de qualidade e testes industriais.

A Merck lançou no ano passado o Milli-Q® Connect, um portal de serviços baseado em nuvem para seus sistemas de purificação da água e também adquiriu a BSSN Software, empresa de informática de laboratório que torna os dados acessíveis mais prontamente, para fácil integração, colaboração, análise e arquivo a longo prazo.

A Merck apresentou o Sistema Lanexo durante uma entrevista coletiva na Pittcon Conference & Expo 2020 em Chicago, Illinois, EUA. O sistema é uma expansão do portfólio da Merck de soluções digitais de produtividade para laboratórios. |www.SigmaAldrich.com/Lanexo.

Perfil

A Merck, uma das principais empresas de ciência e tecnologia, opera nas áreas de saúde, ciência da vida e materiais de alto desempenho. Cerca de 56.000 empregados trabalham para fazer uma diferença positiva nas vidas de milhões de pessoas, todos os dias, por criar maneiras mais alegres e sustentáveis de viver. De tecnologias avançadas de edição de genomas e descoberta de maneiras únicas de tratar as doenças mais difíceis à habilitação da inteligência de dispositivos, a Merck está em todos os lugares (Merck is everywhere). Em 2018, a Merck gerou vendas de ? 14,8 bilhões, em 66 países.

Exploração científica e empreendedorismo responsável têm sido essenciais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. Foi assim que a Merck prosperou desde sua fundação em 1668. A família fundadora mantém uma participação majoritária na empresa de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca “Merck”. As únicas exceções estão nos Estados Unidos e Canadá, onde os setores empresariais operam como EMD Serono na área de saúde, MilliporeSigma em ciência da vida e EMD Performance Materials.

A Merck estima que seu Sistema Lanexo Garante uma economia de tempo de 97% em gestão de inventário e uma economia de tempo de 92% no estabelecimento de um experimento e documentação.

Fonte: Fator Brasil

Sair da versão mobile