fbpx
O maior canal de informação do setor

Novo teste PCR para covid recebe autorização de uso emergencial nos EUA

89

Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), equivalente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, autorizou o uso emergencial de um novo teste PCR altamente sensível e fácil de usar para detectar o vírus da covid-19.

O dispositivo, chamado de DASH (Analisador de diagnóstico para hibridização específica, em livre tradução), foi desenvolvido no Centro de Inovação em Tecnologias de Saúde Global (CIGHT) da Universidade Northwestern, em Illinois e requer um único uso de cotonete e 15 minutos de espera para o resultado.

O teste tem tamanho igual a uma caixa de cereal e utiliza uma técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) que amplifica o DNA, aumentando as amostras de vírus incrivelmente pequenas para níveis detectáveis.

Para usar o teste DASH, o usuário recolhe o ‘DNA’ pelo nariz, usando uma haste flexível, e depois coloca o objeto dentro de um um pequeno cartucho. Na sequência, o cartucho é inserido na unidade de teste e depois de 15 minutos, o resultado pode ser visto na tela ‘touch’ do dispositivo.

‘O DASH fornece resultados de PCR para covid-19 de qualidade de laboratório central no ponto de atendimento aproximadamente ao mesmo tempo que um teste de antígeno”, explica David Kelso, cofundador, presidente e CEO da Minute Molecular, da Northwestern, empresa que comercializa o teste.

‘A simplicidade do teste DASH adiciona uma ferramenta importante e nova para escolas, universidades, ambientes de cuidados congregados e locais de trabalho’, explica Sally McFall, cofundadora e diretora científica da Minute Molecular.

Para Chad Achenbach, professor de medicina da Universidade e que liderou a avaliação clínica do DASH, a diferença do modelo para outros tipos de testes rápidos é a simplicidade, velocidade e precisão. ‘A interface DASH orienta o usuário em todas as etapas, tornando-a tão fácil de usar quanto uma cafeteira. O DASH é ideal para testes no local de atendimento em clínicas, ambientes corporativos ou comunitários’, explica.

Fonte: Correio Braziliense Online 

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/teste-pcr-de-covid-19-comeca-a-chegar-as-farmacias/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação