fbpx
O maior canal de informação do setor

O desmonte da ciência e da pesquisa no Brasil

305
As universidades públicas brasileiras e o sistema nacional de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado estão diante do maior ataque da sua história pelo governo Temer, que, aplicando o congelamento de investimentos por 20 anos, pode deixar milhares de professores e estudantes no Brasil e no exterior sem bolsas de estudos, desmontando assim a pesquisa básica e aplicada e destruindo a ciência brasileira.

O sistema atual de pós-graduação deu um salto extraordinário em meados da década de 1980, no governo Sarney. Em 1987 eclodiu a maior greve até então realizada nas instituições federais de ensino superior (Ifes), que durou 45 dias. Como resultado desse conflito, os professores conquistaram o atual plano de carreira docente baseado no mérito acadêmico, que exigia o título de mestre para ingressar na carreira como professor assistente e o de doutor para professor adjunto. Conseguiram a isonomia jurídica com o fim das fundações, transformadas todas em autarquias, acabando, assim, com o regime celetista. Para viabilizar o plano de carreira docente era necessário obter a titulação e raras universidades públicas fora do eixo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tinham cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).Tal situação inviabilizaria as conquistas do movimento docente naquela greve.

Fonte: Gazeta do Povo

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/03/12/abertas-inscricoes-do-programa-para-mulheres-na-ciencia/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação