Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que causa enjoo? Ansiedade, labirintite, gravidez e mais 10 doenças e condições

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Enjoo é a vontade de vomitar caracterizada por um desconforto no estômago que pode vir acompanhado de mal-estar, suor frio, respiração mais rápidas e salivação excessiva.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O que causa enjoo?

Náusea e vômito são sintomas pouco específicos, ou seja, que podem surgir em diversas situações e doenças. Confira o que pode ser enjoo:

Alterações psicológicas

Ansiedade, estresse e outras condições psiquiátricas podem desencadear não apenas sintomas psíquicos, mas também físicos, como falta de ar, taquicardia, dor de barriga, diarreia e até mesmo náuseas.

Esforço intenso

Sentir-se enjoado logo após fazer algum tipo de esforço físico, como praticar esportes ou pegar peso, pode estar associado a alterações da circulação sanguínea. Caso isso ocorra com frequência, é indicado buscar um cardiologista.

Além disso, o esforço demasiado causa o aumento do ácido lático produzido pelos músculos, que passa a se acumular no sangue e faz com que o organismo tente se desintoxicar pelo vômito.

Comer demais

Fazer refeições cujo volume ultrapasse a capacidade de seu estômago faz com que o órgão, que é “expansível”, se alargue rapidamente e fique com dificuldade de esvaziamento, provocando náuseas.

Cheiros e visões nojentas

Já ficou enjoado ao ver outra pessoa vomitando ou sentir um odor forte? Essas situações também podem ser gatilhos que desencadeiam a ânsia de vômito e ocorrem especialmente na gravidez, quando os sentidos ficam mais aguçados.

Doenças no sistema digestivo

O enjoo causado por problemas digestivos – como gastrite, gastroenterite, refluxo, cálculo na vesícula, hepatite, pancreatite, etc – costuma acontecer logo após refeições. Já as causas da náusea horas depois da alimentação podem estar relacionadas a alguma obstrução na passagem de alimentos. Ambas as condições necessitam de atenção de um gastroenterologista.

Doenças cerebrais

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Amir Charruf, do Hospital Moriah, tumores, meningite e outras doenças cerebrais podem apresentar sintomas iniciais que incluem náuseas e vômitos persistentes, principalmente matinais.

Enxaqueca

Dor de cabeça e enjoo podem ser sintomas de enxaqueca, condição caracterizada por uma cefaleia constante, latente e unilateral. A náusea surge principalmente se o problema for desencadeado por alimentos.

Intoxicação ou intolerância alimentar

A intolerância a alimentos com lactose, glúten e outros compostos pode causar enjoo se a comida em questão for consumida. A intoxicação também causa o mesmo sintoma e ocorre após o consumo de produtos infectados com bactérias, vírus, fungos ou parasitas.

Medicamentos

Alguns remédios, como os usados na quimioterapia, podem provocar efeitos colaterais como enjoo e vômitos, visto que a terapia pode prejudicar o revestimento do estômago. Contudo, algumas fórmulas atuais já podem ser usadas conjuntamente para amenizar os incômodos.

Problemas do equilíbrio

Segundo o oncologista Marcos Dumont, da Aliança Instituto de Oncologia, náusea é um dos sintomas de labirintite que mais surgem nos consultórios. O sintoma ainda pode ter origem em outros quadros que afetam o equilíbrio, como doença de Ménière e fístula perilinfática.

Além disso, quem sofre de condições como o Mal do Desembarque – doença desencadeada por passeios de barco ou avião cujo mal-estar continua após a viagem – ou o Mal do Movimento – o famoso enjoo em meios de transporte, causado pela confusão do cérebro em ver o ambiente em movimento e o corpo parado – também pode se sentir enjoado.

Problemas do coração

As causas da ânsia de vômito ainda podem estar relacionadas a problemas do coração como infarto e insuficiência cardíaca. A dica para suspeitar dos quadros é observar outros sinais, como falta de ar e dor no peito. Se os perceber, busque um médico o mais rápido o possível

Ressaca

O álcool deixa o sistema gástrico irritado e ainda desequilibra o pH do sangue, deixando a pessoa mais propícia a ter enjoos. Nestes casos, é indicado reidratar o organismo com água ou isotônicos.

Enjoo pode ser gravidez?

Ainda não se sabe exatamente o que pode cuasar enjoo na gravidez, mas acredita-se que a culpa seja das alterações hormonais, como elevação dos níveis de estrogênio, progesterona e HCG, que provocam a diminuição na capacidade de esvaziamento gástrico. Além disso, a hipersensibilidade dos sentidos, como olfato e paladar, deixam a gestante mais propícia a ter ânsia.

Na maioria das vezes, o sinal dura até o fim do primeiro trimestre, sendo um dos primeiros sintomas de gestação. Ele ocorre principalmente pela manhã.

Em casos raros, mulheres podem desenvolver um tipo severo de náusea e vômito denominado hiperemese gravídica, que necessita de internação hospitalar para controle.

O que fazer?

Sentir náuseas por vários dias, em episódios periódicos ou muito intensas não é normal. Nestes casos e na existências de outros sintomas, como febre e vômito com sangue, é indicado buscar auxílio de um clínico geral ou gastroenterologista para que o diagnóstico seja determinado e a doença por trás do incômodo seja tratada.

Entretanto, o cirurgião Amir Charruf explica que o problema pode ser amenizado, o que não invalida a consulta com um especialista, com o uso de algumas fórmulas caseiras e remédios contra enjoo, como:

Remédios

Compostos à base de metoclopramida e dimenidrato podem ser utilizados como tratamento inicial para enjoo, todavia apenas um médico saberá indicar a posologia e duração do tratamento.

Tratamento caseiro

Apostar em remédios caseiros pode ser uma boa alternativa para amenizar o desconforto. Uma dica é tomar xarope ou chá de gengibre para enjoo, já que a raiz relaxa o sistema gastrointestinal, evitando ânsia.

Como amenizar enjoo na gravidez?

De acordo com o cirurgião Amir Charruf, gestantes podem utilizar os mesmos tratamentos caseiros ou medicamentosos acima relatados. Contudo, é recomendado procurar um obstetra para que ele analise se o sintoma é normal ou se tem uma motivação preocupante.

Fonte: Bioscan

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/08/24/inova-drogarias-mira-norte-nordeste-em-projeto-de-expansao/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress