fbpx
O maior canal de informação do setor

O que é omeprazol e para quê serve?

190

O que é omeprazol e para quê serveO omeprazol é um medicamento usado para doença do refluxo gastroesofágico, úlceras (incluindo aquelas causadas por H. pylori) e condições nas quais o estômago produz muito ácido (como a síndrome de Zollinger-Ellison). O recomendável é sempre buscar acompanhamento de um profissional de saúde para uso do medicamento.

Ele tem quais efeitos colaterais?

Como todos os medicamentos, o omeprazol não está isento de efeitos adversos. Os registrados como mais frequentes são dor de cabeça, desconforto gastrointestinal, náusea ou vômito (entre um e dez pacientes a cada 100).

Entre os pouco frequentes (entre um e dez pacientes em 1.000) estão o inchaço dos pés e tornozelos, perturbações do sono, tonturas, sensação de formigueiro, sonolência, vertigens, valores anormais do fígado nas análises do sangue, erupções cutâneas, aparecimento de urticária, comichão, sensação de mal-estar geral e falta de energia.

Já os efeitos mais raros (entre um e dez pacientes em 10.000) estão problemas no sangue, reações alérgicas, baixo nível de sódio no sangue, agitação, confusão, depressão, distúrbios do paladar, certos problemas visuais (como visão turva), broncoespasmo, boca seca, inflamação no interior da boca, candidíase intestinal, certos problemas hepáticos (como icterícia), alopecia, dores articulares ou musculares, problemas renais graves e aumento da sudorese

Os efeitos muito raros (menos de um paciente em 10.000) são anormalidades no hemograma, agressividade, alucinações, problemas hepáticos graves, encefalite, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, fraqueza muscular e aumento mamário em homens.

Ele tem contraindicações?

O omeprazol é contraindicado em casos de hipersensibilidade ao omeprazol ou a qualquer componente da fórmula. Ainda não há estudos conclusivos com omeprazol durante a gravidez e a lactação, razão pela qual não é indicado nesses períodos – a não ser que o médico decida que os benefícios do tratamento sejam superiores aos riscos potenciais para o feto.

Qual é a dose adequada?

A posologia indicada na bula é de que adultos tomem a dose oral de 20 mg, administrada uma vez ao dia antes do café da manhã.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação