fbpx
O maior canal de informação do setor

Obstrução urinária em homens: causas, sintomas e tratamentos

1.483

Urologista do Hospital INC fala sobre a restrição que atinge a maioria dos homens acima de 70 anos de idade.

A obstrução urinária é o bloqueio à passagem da urina que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário. As causas desse impedimento são inúmeras, mas fatores como um cálculo que se desprende do rim, causando a famosa cólica renal, ou a existência de algum tumor, também podem provocar retenção em algum ponto do sistema urinário.

De acordo com o Urologista do Hospital Instituto de Neurologia de Curitiba, Dr. Ruimário Machado Coelho, a forma mais comum de obstrução urinária é a causada pelo aumento da próstata. “O aumento da glândula da próstata comprime a uretra e isso provoca a dificuldade em urinar. Em alguns casos há a necessidade de realizar a passagem de uma sonda pela uretra para retirar a urina”, explica.

O problema, que em outubro deste ano atingiu o presidente Michel Temer (77), geralmente se inicia por volta dos 50 anos, mas chega a atingir 80% dos homens acima dos 70. Segundo Dr. Ruimário, a obstrução pode acontecer desde os rins, onde a urina é produzida, até a uretra, por onde a urina sai do organismo. “É importante que nos primeiros sintomas o médico seja consultado, pois a maioria dos casos de obstrução pode ser revertida se o diagnóstico for rápido. A demora para iniciar o tratamento pode causar lesões irreversíveis aos rins”, explica o especialista.

Os sintomas podem incluir:

Dificuldade para urinar;

Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;

Aumento da frequência urinária (ir várias vezes ao banheiro);

Necessidade de acordar mais vezes à noite para urinar;

Jato urinário fraco;

Sensação urgente de urinar, mesmo sem estar com a bexiga muito cheia;

Impossibilidade completa de urinar (retenção urinária).

A maioria dos casos podem ser corrigidos com o uso de medicamentos ou até mesmo com cirurgias que impedem a obstrução urinária completa, por isso é tão importante identificar o problema o quanto antes. “Hoje em dia existem técnicas cirúrgicas pouco invasivas, geralmente realizadas endoscopicamente, com rápida e tranquila recuperação”, garante o Urologista do Hospital INC.

Para evitar esse e outros problemas é necessário fazer acompanhamento médico periódico, especialmente homens a partir de 50 anos, realizar os exames de rotina, relatar ao urologista qualquer sintoma aparente e ingerir bastante líquido durante o dia.

Serviço:

Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba

Rua: Rua Jeremias Maciel Perretto, 300 – Campo Comprido – Ecoville Curitiba.

Telefone: (41) 3028-8545

Fonte: Terra

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação