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Conheça estratégias do e-commerce para clientes gastarem mais

Conheça estratégias do e-commerce para clientes gastarem mais

Sob influência natural da Covid-19, o e-commerce nas farmácias e drogarias brasileiras atingiu faturamento recorde no ano. A receita de janeiro a julho chegou a R$ 1 bilhão, índice 11% superior ao do mesmo período de 2019. Mas o que os números da IQVIA não revelam são os macetes que o varejo digital explora para conquistar novos clientes e estimular as compras. Ouvimos especialistas para desvendar alguns desses truques.

Frete grátis

Na maior parte dos itens à venda, o valor do frete já está embutido no preço. Mas o simples uso da palavra grátis desperta a atenção imediata. “Outra estratégia é oferecer a isenção do frete somente acima de certo valor”, acrescenta Andrea Iorio, consultor especializado em transformação digital.

Cashback

Depois da primeira transação, o consumidor recebe a informação de que ganhou créditos para uma segunda compra. “Isso pode ser um facilitador para farmácias que estão começando a investir no e-commerce”, acredita Pedro Rabelo, presidente da Bagy, que auxilia pequenos varejistas a desenvolver canais de venda no Instagram. Mas na prática, o próximo produto poderá ser reajustado para cima e mesmo assim será adquirido, graças ao estímulo gerado pelos créditos.

Conteúdos educativos

E-books, ilustrações, depoimentos em vídeo de quem já utilizou aquele cosmético. Essa série de conteúdos sobre um determinado item pode provocar no usuário a sensação de que a empresa não faz questão de vender na hora. Até que ele se depara com uma promoção. “Como a internet ainda é um ambiente que gera desconfiança, é importante que o e-commerce desperte sentimentos positivos no consumidor. Ele se sentirá acolhido”, avalia Diego Carmona, fundador da Leadlovers, plataforma de automação de marketing digital.

Produto de entrada

“A indicação de um produto “quente” na página principal do e-commerce pode ser apenas um chamariz para levar o cliente a outros itens em promoção”, observa Rabelo. Esse produto de entrada deve ser fácil de adquirir e dispor de um mecanismo que incentive o impulso, como o recurso de Compra com um clique.

Prazo dinâmico e contador de tempo

Esse desconto é válido por somente uma hora ou para os 100 primeiros que reservarem a compra. “Com a ajuda de um contador de tempo, as ferramentas de e-commerce conseguem disponibilizar essa oferta por tempo limitado, com a intenção de criar no cliente um senso de urgência e evitar que ele faça comparações de preços com outras plataformas”, destaca Andrea Iorio.

Produto em oferta

De repente, um e-mail alerta para o desconto tentador de um produto cobiçado pelo cliente. Mas quando acessa, descobre que a promoção já está indisponível. “As plataformas digitais adotam essa estratégia com a meta de atrair o consumidor para o site, de modo que ele acesse outras ofertas. Mas a frustração pode ser um tiro no pé”, adverte Danilo Nobre, diretor comercial da  Bleez, especializada na criação de lojas virtuais.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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